Abordagem STEAM com Pensamento Computacional: uma experiência na formação de profissionais em TI

  • Thiago G. de Almeida SENAC MS
  • Ederson R. da Costa SENAC MS
  • Enilda Aparecida M. da R. Cáceres SENAC MS
  • Esteic Janaina S. Batista SENAC MS

Resumo


Este estudo avaliou como os estudantes do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas aplicaram o Pensamento Computacional em uma atividade STEAM, concluindo que eles tiveram bom desempenho na compreensão dos pilares Abstração e Decomposição, mas precisam aprimorar o Reconhecimento de Padrão e Algoritmo. A abordagem STEAM foi eficaz em estimular habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe. Os resultados podem contribuir para melhorias na formação profissional em tecnologia.

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Publicado
06/08/2023
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ALMEIDA, Thiago G. de; COSTA, Ederson R. da; CÁCERES, Enilda Aparecida M. da R.; BATISTA, Esteic Janaina S.. Abordagem STEAM com Pensamento Computacional: uma experiência na formação de profissionais em TI. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 212-223. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230518.