Análise descritiva dos microdados do Censo da Educação Superior do INEP para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil - Um panorama 2015-2021

  • Raphael Saraiva UECE
  • Pamella Soares UECE
  • Allysson Allex Araújo UFC
  • Jerffeson Souza UECE

Resumo


O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem apresentado alta demanda, enquanto o número de profissionais da área não tem sido suficiente. Nesse cenário, o Censo do Ensino Superior serve como uma importante fonte de informação para criação de mecanismos e políticas públicas ao captar dados sobre os cursos de TIC. Nesse sentido, este trabalho apresenta um panorama geral dos cursos da área de TIC do Brasil a partir dos microdados do Censo de 2015 a 2021, fornecendo análises sobre cursos da área geral e evasão, distribuição por região, distribuição de ingressantes, matriculados e concluintes considerando a modalidade e o sexo dos alunos, e situação da matrícula.

Referências

Barbosa, A., Abdala, H., Gallindo, E., Braga, R., and Oliveira, C. (2021). Uma análise comparativa dos perfis feminino e masculino nos cursos de computação do brasil. In Anais do II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade, pages 35–44. SBC.

Bento, D. F. et al. (2022). Análise dos cursos de engenharia de produção com abordagens das variáveis do censo da educação superior do inep.

INEP (2019). Manual para classificação dos cursos de graduação e sequenciais. [link].

INEP (2021). Censo superior - notas estatísticas. [link].

Lobo, R. and Lobo, M. (2012). Esclarecimentos metodológicos sobre os cálculos de evasão. Instituto Lobo.

Vizzotto, P. A. (2020). Um panorama sobre as licenciaturas em física do brasil: Análise descritiva dos microdados do censo da educação superior do inep. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43.
Publicado
06/08/2023
SARAIVA, Raphael; SOARES, Pamella; ARAÚJO, Allysson Allex; SOUZA, Jerffeson. Análise descritiva dos microdados do Censo da Educação Superior do INEP para cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil - Um panorama 2015-2021. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 443-453. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229974.