Aplicação da metodologia AIM-CID nos conceitos da disciplina Sistemas Operacionais, no domínio de gerenciamento de processos
Resumo
A aprendizagem de conceitos em Ciência de Computação é muitas vezes complexa pela quantidade e forma com que estes conceitos são apresentados. O uso de ferramentas, objetos e outros elementos pode permitir que a aprendizagem destes conceitos seja melhor assimilada. A criação de uma ferramenta educacional envolve a elaboração de uma metodologia robusta e válida. Este trabalho avalia o uso da metodologia AIM-CID (Abordagem Integrada de Modelos Conceituais, Instrucionais e Didáticos) aplicada nos conceitos de gerenciamento do processos, os quais fazem parte da disciplina de Sistemas Operacionais. A avaliação aqui apresentada mostra que a aplicação deste modelo é válida pois pode aperfeiçoar o aprendizado dos conceitos.
Referências
Aceituno, R. G. A. (2013). Aplicação da metodologia AIM-CID sobre a disciplina de Sistemas Operacionais. Dissertação de mestrado, ICMC-USP, São Carlos, SP.
Barbosa, E. F. and Maldonado, J. C. (2011). IMA-CID: An integrated modeling approach for developing educational modules. Journal of the Brazilian Computer Society, 17(4):207–239.
Barbosa, E. F., Meneghetti, R. C. G., and Ponte, L. (2009). NUMRAC–um objeto de aprendizagem como apoio ao ensino de matemática. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. Florianópolis-SC, pages 1683–1692.
Carvalho, J. O. (2011). EPSOSIM Simulador de escalonamento de processos em Sistemas Operacionais. [link].
Reis, F. and Costa, H. (2009). TBC-SO/WEB: Software educativo para aprendizagem de políticas de escalonamento de processos e de alocação de memória em sistemas operacionais. SBIE, UFSC, Florianópolis.