Uso de animações no apoio ao ensino da disciplina de redes de computadores
Resumo
As redes de computadores se tornaram fundamentais para o processo de comunicação do mundo atual, sistemas que antes eram baseados em apenas um único computador, passaram a ser constituídos por vários computadores que trabalham em conjunto e que se comunicam através das redes de computadores. Com esse avanço, compreender as redes de computadores e o seu funcionamento se tornou um assunto amplamente abordado nos currículos dos cursos da área da Computação e com isso problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem se tornaram mais evidentes. Surge então a necessidade de se utilizar recursos que auxiliem o trabalho dos professores, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz. Neste sentindo, este artigo apresenta como animações podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de redes de computadores. Assim, os professores complementam suas técnicas de ensino, enquanto os alunos compreendem e assimilam melhor o conteúdo daquela disciplina.Referências
CANTÚ, E.; FARINES, J. M. (2006). Ambiente Web para Auxílio ao Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores. Artigo científico. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Departamento de Automação e Sistemas. Universidade Federal de Santa Catarina.
MEDEIROS FILHO, D. A.; MEDEIROS, A. X. R (2011). O Processo de Ensino e Aprendizagem na Área Tecnológica. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em engenharia, Blumenau, SC.
MENDES, A. C. (2011). Concebendo uma Hiper-Aula para a produção de Hiper-Aulas. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Tecnologia. Departamento de Informática. Universidade Estadual de Maringá.
Net-Seal (2013). [link]. Acesso em: Maio de 2013.
SOUZA, A. C. E. (2011). Uso de animação digital para o ensino da disciplina de redes de computadores. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Tecnologia. Departamento de Informática. Universidade Estadual de Maringá.
MEDEIROS FILHO, D. A.; MEDEIROS, A. X. R (2011). O Processo de Ensino e Aprendizagem na Área Tecnológica. XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em engenharia, Blumenau, SC.
MENDES, A. C. (2011). Concebendo uma Hiper-Aula para a produção de Hiper-Aulas. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Tecnologia. Departamento de Informática. Universidade Estadual de Maringá.
Net-Seal (2013). [link]. Acesso em: Maio de 2013.
SOUZA, A. C. E. (2011). Uso de animação digital para o ensino da disciplina de redes de computadores. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro de Tecnologia. Departamento de Informática. Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
23/07/2013
Como Citar
TANAMATI, Elton; MARTIMIANO, Luciana Andréia Fondazzi.
Uso de animações no apoio ao ensino da disciplina de redes de computadores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 527-532.
ISSN 2595-6175.