Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro

  • Márcio Luiz Bunte de Carvalho UFMG
  • Luiz Chaimowicz UFMG
  • Mirella M. Moro UFMG

Resumo


No Brasil, o desenvolvimento da Tecnologia da Informação é essencial não apenas do ponto de vista político, mas também econômico e social. Visando preparar as próximas gerações de profissionais, este artigo apresenta um projeto pioneiro para inserir conceitos de TI e pensamento computacional nos currículos escolares. Da mesma forma como a invenção da imprensa facilitou a propagação da capacidade de leitura, a computação e os computadores facilitam a propagação do pensamento computacional. Assim, este projeto prevê a maior inserção digital dos alunos nas escolas bem como o desenvolvimento do pensamento computacional, contribuindo para o desenvolvimento da área de TI desde cedo e para a formação de uma nova geração de profissionais e cidadãos.

Referências

Allan et al, V. H. (2010). Computational thinking in high school courses. In Procs. of SIGCSE, pages 390–391, Milwaukee, Wisconsin, EUA.

Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

Denning, P. J. (2009). The profession of IT: Beyond computational thinking. Commun. ACM, 52(6):28–30.

Howell et al, L. (2011). Computational thinking: modeling applied to the teaching and learning of english. In Procs. of ACM-SE, pages 48–53, Kennesaw, Georgia, EUA.

Hu, C. (2011). Computational thinking: what it might mean and what we might do about it. In Procs. of ITiCSE, pages 223–227, Darmstadt, Alemanha.

Jenkins, J. T., Jerkins, J. A., and Stenger, C. L. (2012). A plan for immediate immersion of computational thinking into the high school math classroom through a partnership with the alabama math, science, and technology initiative. In Procs. of ACM-SE, pages 148–152, Tuscaloosa, Alabama, EUA.

MCT (2010). Livro Azul da 4a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Ministério da Ciência e Tecnologia/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Brasília, Brasil.

Morreale, P. and Joiner, D. (2011). Changing perceptions of computer science and computational thinking among high school teachers. J. Comput. Sci. Coll., 26(6):71–77.

National Research Council, C. o. I. T. L. (1999). Being Fluent with Information Techonology. National Academy Press, Washington, D.C.

Perkovic et al, L. (2010). A framework for computational thinking across the curriculum. In Procs. of ITiCSE, pages 123–127, Ankara, Turquia.

Qin, H. (2009). Teaching computational thinking through bioinformatics to biology students. In Procs. of SIGCSE, pages 188–191, Chattanooga, TN, EUA.

Settle et al, A. (2012). Infusing computational thinking into the middleand high-school curriculum. In Procs. of ITiCSE, pages 22–27, Haifa, Israel.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Phil. Trans. R. Soc. A, 366(1881):3717–3725.

Wolz et al, U. (2011). Computational thinking and expository writing in the middle school. ACM Transactions on Computing Education, 11(2):9.
Publicado
23/07/2013
CARVALHO, Márcio Luiz Bunte de; CHAIMOWICZ, Luiz; MORO, Mirella M.. Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 641-650. ISSN 2595-6175.