Uma arquitetura pedagógica auxiliada por tecnologias para ensino e aprendizagem de programação
Resumo
A cada ano diversas tecnologias são desenvolvidas como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de programação. No entanto, promover de fato a aprendizagem ainda é um grande desafio. Há uma carência no uso de arquiteturas pedagógicas que sejam de fato eficazes para auxiliar a aprendizagem. Para atender a essa demanda, apresentamos uma arquitetura pedagógica auxiliada por tecnologias, objetivando alcançar progressos reais de aprendizagem. Apresentamos ainda resultados da aplicação dessa arquitetura pedagógica em uma turma de alunos dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação.
Referências
Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A. de; Menezes, C. S. de. (2007) “Arquiteturas pedagógicas para a educação a distância”. In: Nevado, R. A. de; Carvalho, M. J. S.; Menezes, C. S. de. (Orgs.). Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. 1 ed. Porto Alegre: Ricardo Lenz, p. 36-52.
Carvalho, M.J.S.; Nevado, R. A.; Menezes, C. S.; “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático”. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa, 2010.
Costa, L. B. ; Oliveira, M. G.; Metodologia ANEA para avaliação online de Lógica de Programação. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação/ XVII Workshop de Informática na escola, 2011, Aracajú. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação/VII Workshop de Informática na escola, 2011.
Falkner, K., Palmer, M.; Developing authentic problem solving skills in introductory computing classes, In: SIGCSE'09, Chattanooga,Tennessee, USA, (2009).
Gomes, A. e Mendes, A. (2000). Suporte à Aprendizagem da Programação com o Ambiente SICAS. Actas do V Congresso Ibero-americano de Informática Educativa,Viña del Mar, Chile.
Marcon, K.,Machado, J.B.; Carvalho, M. J.S.: Arquiteturas Pedagógicas e Redes Sociais:Uma experiência no Facebook. In: Congresso brasileiro de Informática na Educação, 2012.
Piaget, J.; Evolução intelectual da adolescência à vida adulta (Tradução de Tania Beatriz Iwaszko Marques e Fernando Becker do artigo publicado em inglês sob o título: Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood, pela Human Development, 15:1-12, 1972).
Polya, George. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton University Press, (2004).
Real, L. M. C. ; Corbellini, Silvana. Proposta de uso de WIKI como Arquitetura Pedagógica: cooperação. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. v. Wapsed. p. 1-9.
Ribeiro, R.S; Brandão L.O; Brandão; A. A. F.: Uma visão do cenário nacional do ensino de algoritmos e programação: uma proposta baseada no paradigma de programação visual. I Congresso de brasileiro de Informática na educação, 2012, Rio de Janeiro.
Souza, D.M; Maldonado, J.C.; Barbosa, E. F.: Aspectos de Desenvolvimento e Evolução de um Ambiente de Apoio ao Ensino de Programação e Teste de Software. I Congresso de brasileiro de Informática na educação, 2012, Rio de Janeiro.
Tavares, O. L.; Menezes, C.S.; Nevado, R.A.: Pedagogical architectures to support the process of teaching and learning of computer programming: In FIE2012- Frontiers in education conference, 2012.
Wirth, Niklaus. Program Development by Stepwise Refinement, Communications of the ACM, vol. 14, pp. 221-227, (1971).