Uma arquitetura pedagógica auxiliada por tecnologias para ensino e aprendizagem de programação

  • Orivaldo de Lira Tavares UFES
  • Crediné Silva de Menezes UFES / UFRGS
  • Rosane Aragón UFRGS
  • Lucinéia Barbosa da Costa UFRGS

Resumo


A cada ano diversas tecnologias são desenvolvidas como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem de programação. No entanto, promover de fato a aprendizagem ainda é um grande desafio. Há uma carência no uso de arquiteturas pedagógicas que sejam de fato eficazes para auxiliar a aprendizagem. Para atender a essa demanda, apresentamos uma arquitetura pedagógica auxiliada por tecnologias, objetivando alcançar progressos reais de aprendizagem. Apresentamos ainda resultados da aplicação dessa arquitetura pedagógica em uma turma de alunos dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação.

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Publicado
23/07/2013
TAVARES, Orivaldo de Lira; MENEZES, Crediné Silva de; ARAGÓN, Rosane; COSTA, Lucinéia Barbosa da. Uma arquitetura pedagógica auxiliada por tecnologias para ensino e aprendizagem de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 21. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 778-787. ISSN 2595-6175.