Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação

  • Ronney Moreira de Castro UFJF / UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Cátia da Cunha Carnevalli de Castro SME-JF

Resumo


A sociedade exige cada vez mais o pensamento crítico, a colaboração, a capacidade de solução de problemas e tomada de decisões. Diante desse cenário, é fundamental que o docente faça uso de técnicas embasadas no cotidiano dos alunos para o aprendizado, engajando-os e também transmitindo o conteúdo pedagógico. Nesse sentido, este trabalho apresenta um relato de experiência e a análise da percepção dos estudantes, considerando uma técnica de Aprendizagem Ativa baseada em dinâmica de grupo e dobraduras de papel para o conteúdo de modelagem de processos de negócio, em uma turma de curso superior em Sistemas de Informação. Ao final da atividade, os alunos responderam um questionário para a verificação da percepção do aprendizado ao usar essa técnica. Ao analisar as respostas, ficou evidente que a atividade foi bem aceita, sendo positiva para o aprendizado. Portanto, entende-se que este trabalho contribui ao apresentar tal relato de uso da técnica alternativa, permitindo que outros docentes possam colher os benefícios de sua aplicação em suas turmas ou adaptando-a para os contextos que desejarem.

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Publicado
21/07/2024
CASTRO, Ronney Moreira de; CLASSE, Tadeu Moreira de; CASTRO, Cátia da Cunha Carnevalli de. Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio Usando Dobraduras de Papel na Disciplina Aspectos Organizacionais de Sistemas de Informação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 33-45. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2119.