Desmistificando o Pensamento Computacional: relato de um workshop para Professores da Educação Básica

  • Claudia Heidemann de Santana UEM
  • Larissa Fátima de Souza da Luz Santini UEM
  • Raqueline Ritter de Moura Penteado UEM
  • Daniel Kikuti UEM
  • Luciana Andréia Fondazzi Martimiano UEM
  • Thelma Elita Colanzi UEM
  • Josiane Melchiori Pinheiro UEM
  • Aline Maria Malachini Miotto Amaral UEM

Resumo


Recentemente, as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) que inclui a Computação em toda a Educação Básica (EB) no Brasil foi ratificada, implicando a necessidade de os professores dominarem esse assunto. No entanto, há uma escassez perceptível de programas de formação de professores para integrar o Pensamento Computacional (PC) em suas práticas pedagógicas. Para abordar essa lacuna, este trabalho apresenta um relato de experiência de um workshop desenvolvido para capacitar professores da EB no ensino de PC usando atividades desplugadas. Os resultados indicam que os participantes foram impactados positivamente, compreendendo a importância e as maneiras de implementar o PC em suas salas de aula.

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Publicado
21/07/2024
SANTANA, Claudia Heidemann de; SANTINI, Larissa Fátima de Souza da Luz; PENTEADO, Raqueline Ritter de Moura; KIKUTI, Daniel; MARTIMIANO, Luciana Andréia Fondazzi; COLANZI, Thelma Elita; PINHEIRO, Josiane Melchiori; AMARAL, Aline Maria Malachini Miotto. Desmistificando o Pensamento Computacional: relato de um workshop para Professores da Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 57-69. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2290.