Pensamento Computacional e a Educação Infantil: possibilidade didática à luz da Computação Desplugada

  • Amanda Sales Pereira UFPE
  • Mirtes Ribeiro de Lira UFPE

Resumo


Este artigo, recorte de nossa pesquisa de mestrado em Educação, teve como objetivo investigar a inserção do pensamento computacional na Educação Infantil, por meio da computação desplugada numa escola da Rede Municipal de Ensino do Município do Jaboatão dos Guararapes/PE. Utilizamos como metodologia a aplicação de questionário semiestruturado, a aplicação de atividades desplugadas e a análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, indicamos que as atividades desplugadas favoreceram a identificação do pensamento computacional, estimularam sua criatividade, análise crítica da situação-problema e soluções, reforçando a ideia da importância de práticas pedagógicas na Educação Infantil que o desenvolvam à luz da computação desplugada.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1979. BRACKMAN, C. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. 224F. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: [link] Acesso em: 27/04/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Computação, complemento à BNCC. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 mar. 2023.

PAPERT, S. M. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP.

SILVA, S. F.; FERREIRA, A.; SOUZA, A. A.; GALDINO, E., OLIVEIRA, M. L. S.; NETO, S.; OLIVEIRA, W. (2015) Relato de experiência de ensino de computaçao no ensino fundamental em estágio supervisionado da universidade de Pernambuco no campus Garanhuns. In 23º Workshop sobre Educação em Computação. 1–10.
Publicado
21/07/2024
PEREIRA, Amanda Sales; LIRA, Mirtes Ribeiro de. Pensamento Computacional e a Educação Infantil: possibilidade didática à luz da Computação Desplugada. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 376-385. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3083.