Pensamento Computacional e a Educação Infantil: possibilidade didática à luz da Computação Desplugada
Resumo
Este artigo, recorte de nossa pesquisa de mestrado em Educação, teve como objetivo investigar a inserção do pensamento computacional na Educação Infantil, por meio da computação desplugada numa escola da Rede Municipal de Ensino do Município do Jaboatão dos Guararapes/PE. Utilizamos como metodologia a aplicação de questionário semiestruturado, a aplicação de atividades desplugadas e a análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos, indicamos que as atividades desplugadas favoreceram a identificação do pensamento computacional, estimularam sua criatividade, análise crítica da situação-problema e soluções, reforçando a ideia da importância de práticas pedagógicas na Educação Infantil que o desenvolvam à luz da computação desplugada.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 mar. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Computação, complemento à BNCC. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 mar. 2023.
PAPERT, S. M. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP.
SILVA, S. F.; FERREIRA, A.; SOUZA, A. A.; GALDINO, E., OLIVEIRA, M. L. S.; NETO, S.; OLIVEIRA, W. (2015) Relato de experiência de ensino de computaçao no ensino fundamental em estágio supervisionado da universidade de Pernambuco no campus Garanhuns. In 23º Workshop sobre Educação em Computação. 1–10.