Investigando o Uso de Ferramentas baseadas em Grandes Modelos de Linguagem no Contexto Acadêmico
Resumo
Os Grandes Modelos de Linguagem (GML) representam avanços significativos no processamento de linguagem natural (PLN), empregando técnicas de aprendizado de máquina para compreender a linguagem humana. Sua crescente presença na sociedade é também observada no meio acadêmico, onde alunos e professores estão cada vez mais familiarizados com essas ferramentas. Este estudo visa analisar a integração dos GML no ambiente educacional, buscando compreender seu impacto nas dinâmicas de ensino-aprendizagem, interação entre alunos e professores, e desenvolvimento das competências. Por meio de um questionário direcionado a alunos e professores, foram coletados dados quantitativos e qualitativos. Dos 65 participantes, parte considerável utiliza ferramentas de GML em diversos contextos educacionais, apontando benefícios significativos no processo educativo. No entanto, foram identificados desafios enfrentados pelos participantes, indicando a necessidade de diretrizes de usabilidade mais abrangentes no cenário educacional. Este estudo destaca a importância de uma análise aprofundada do uso de GML, visando orientar práticas pedagógicas e promover uma integração mais eficaz dessas tecnologias.
Referências
Carneiro, J. R. S. et al. (2018). O uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no ifrn.
Chipaco, E. F. B. (2018). O LMS como Ambiente Tecnológico de suporte ao Ensino e Aprendizagem na perspetiva dos Estudantes e dos Professores. PhD thesis, Universidade Catolica Portugesa (Portugal).
da Silva, W. R. P., Silveira, I. C., Monegate, E. F. N., Santiago, G. M., and Cassol, S. (2023). Construindo o futuro da educação: guiando o aprendizado com inteligência artificial. In Anais do XX Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, pages 186–189. SBC.
da Silva Monteiro, J. C. (2023). Assistente chatgpt na educação: Possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 9(6):2899–2906.
Dionizio, T. P. (2019). O uso de tecnologias da informação e comunicação como ferramenta educacional aliada ao ensino de química. EAD em Foco, 9(1).
Donato, H., Escada, P., and Villanueva, T. (2023). A transparência da ciência com o chatgpt e as ferramentas emergentes de inteligência artificial: Como se devem posicionar as revistas científicas médicas? [link].
Filatro, A. and Loureiro, A. C. (2020). Novos produtos e serviços na Educação 5.0. Artesanato Educacional.
Gesser, V. (2012). Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, implicações e limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, (16):23–31.
Grossi, M. G. R., Rosa, R. V., de Aguiar, C., Rios, D. F., and Baia, F. J. (2023). Contribuições da inteligência artificial para a educação: Uma entrevista com o chatgpt. SYNTHESIS— Revistal Digital FAPAM, 12(1):1–20.
Guimarães, U. A., Brandão, C. A., Daitx, M. A., de Arruda Dutra, A. F. G., and Lopes, V. R. B. (2023). As mídias digitais no campo educacional: Um olhar pelas aplicações do chat gpt na educação. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 4(7):e473556–e473556.
Guzman, J. H. E., Zuluaga-Ortiz, R. A., Barrios-Miranda, D. A., and Delahoz-Dominguez, E. J. (2022). Information and communication technologies (ict) in the processes of distribution and use of knowledge in higher education institutions (heis). Procedia Computer Science, 198:644–649.
Karasavvidis, I. (2010). Wiki uses in higher education: Exploring barriers to successful implementation. Interactive Learning Environments, 18(3):219–231.
Lee, A. (2023). What are large language models used for? [link]. Acesso em: 03 dez. 2023.
Lima, J. (2023). Como o chatgpt afeta a educação e o desenvolvimento universitário. The Trends Hub, (3).
Linaker, J., Sulaman, S. M., Höst, M., and de Mello, R. M. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering v. 1.1. Lund University, 50.
Manfron Matias, L. A., Kanso, M. A., Hino, M. C., Marques Filho, S. L., and Tomasi Junior, D. L. (2023). Explorando o potencial do chatgpt na educação: Perspectivas e desafios.
Moraes, M. C. (2002). Tecendo a rede, mas com que paradigma. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/NIED.
Murugesan, S. (2007). Understanding web 2.0. IT professional, 9(4):34–41.
Nhanisse, C. R. (2019). Docência no ensino superior e tecnologia na educação: uma construção do conhecimento na perspectiva dialógica.
Nugultham, K. (2012). Using web 2.0 for innovation and information technology in education course. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 46:4607–4610.
Pini, F. and Abreu, J. (2018). 12. os direitos humanos mudando a cara da escola e da sociedade. Capa: Com as cores do IPF-vermelho e azul-a capa reproduz obra de autoria de Paulo de Tarso Santos, jurista, que também usava a pintura para se expressar. Foi Ministro da Educação de João Goulart, que convidou Paulo Freire, em 1963, para criar e coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Ambos, posteriormente, exilados no Chile.
Porto, C. and Moreira, J. A. (2017). Educação no ciberespaço. Whitebooks: Santo Tirso Search in.
Spinak, E. (2023). Gpt, tradução automática e o quão bons eles são. Acessado em novembro de 2023.
Varas, J., Coronel, B. V., VILLAGRáN, I., Escalona, G., Hernandez, R., Schuit, G., DURáN, V., Lagos-Villaseca, A., Jarry, C., Neyem, A., et al. (2023). Innovations in surgical training: exploring the role of artificial intelligence and large language models (llm). Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 50:e20233605.
Vieira, A. L. F., De Amorim, M. C. Z., and Cunha, E. (2023). Proposta de avaliação da percepção dos impactos da inteligência artificial generativa na educação superior. In Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, pages 411–415. SBC.
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.