Investigando o Uso de Ferramentas baseadas em Grandes Modelos de Linguagem no Contexto Acadêmico

  • Itamar Farias IFPB
  • Danyllo Albuquerque IFPB
  • Golbery Rodrigues IFPB
  • Emanuel Filho IFPB
  • Karen Alves Xavier IFPB
  • José A. C. da Silva IFPB

Resumo


Os Grandes Modelos de Linguagem (GML) representam avanços significativos no processamento de linguagem natural (PLN), empregando técnicas de aprendizado de máquina para compreender a linguagem humana. Sua crescente presença na sociedade é também observada no meio acadêmico, onde alunos e professores estão cada vez mais familiarizados com essas ferramentas. Este estudo visa analisar a integração dos GML no ambiente educacional, buscando compreender seu impacto nas dinâmicas de ensino-aprendizagem, interação entre alunos e professores, e desenvolvimento das competências. Por meio de um questionário direcionado a alunos e professores, foram coletados dados quantitativos e qualitativos. Dos 65 participantes, parte considerável utiliza ferramentas de GML em diversos contextos educacionais, apontando benefícios significativos no processo educativo. No entanto, foram identificados desafios enfrentados pelos participantes, indicando a necessidade de diretrizes de usabilidade mais abrangentes no cenário educacional. Este estudo destaca a importância de uma análise aprofundada do uso de GML, visando orientar práticas pedagógicas e promover uma integração mais eficaz dessas tecnologias.

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Publicado
21/07/2024
FARIAS, Itamar; ALBUQUERQUE, Danyllo; RODRIGUES, Golbery; FILHO, Emanuel; XAVIER, Karen Alves; SILVA, José A. C. da. Investigando o Uso de Ferramentas baseadas em Grandes Modelos de Linguagem no Contexto Acadêmico. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 489-500. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2092.