O Pensamento Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física: Uma Revisão Sistemática
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) tem ganhado cada vez mais destaque em pesquisas nacionais. Embora a BNCC preconize prioritariamente o desenvolvimento das habilidades do PC no contexto da área da Matemática e suas Tecnologias, a resolução de problemas é sugerida como habilidade essencial nas diferentes áreas de conhecimento, incluindo a Física. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar como o PC tem sido abordado no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da Física em pesquisas nacionais. Os resultados encontrados apontam para uma baixa incidência de experiências envolvendo as habilidades do PC e o conhecimento Físico.Referências
Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., and Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, pages 169–178, Campinas, SP. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Barcelos, T., Muñoz, R., Acevedo, R. V., and Silveira, I. F. (2015). Relações entre o pensamento computacional e a matemática: uma revisão sistemática da literatura. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, number 1, page 1369, Maceió, AL. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? Acm Inroads, 2(1):48–54. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
BBC, L. (2015). Indroduction to Computational Thinking. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Berssanette, J. H. and de Francisco, A. C. (2021). Um panorama das pesquisas sobre pensamento computacional em programas de pós-graduação no brasil: A panorama of research on computational thinking in graduate programs in brazil. Revista Contexto & Educação, 36(114):31–53. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Aguiar, M. S., and Reiser, R. H. S. (2016). Computaçao na educaçao básica no brasil: o estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2):210–238. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio . . . . Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brasil (2022). Normas sobre computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brennan, K. and Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada, volume 1, page 25. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Buss, G. V. et al. (2021). Programação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduino. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
CIEB (2018). Currículo de Tecnologia e Computação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Code.Org (2016). Computational Thinking. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Colllege Board, T. (2017). AP Computer Science Principles Course and Exam Description. College Board. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Concheti, A. F., Reis, R. C., and Lyra, K. T. (2020). Aspecto motivacional para trabalhar o desenvolvimento do pensamento computacional em distintos cenários de aprendizagem: uma proposta no contexto do ensino de física. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., and Caetano, S. (2018). Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século xxi. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 1(1). Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Correa, T. S. (2022). Modelando o Ensino de Balística por Meio do Pensamento Computacional. 2022. 122 f. PhD thesis, Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação Polo 04: IFAM/UFAM. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022a). O pensamento computacional como objeto de estudo na formação inicial de professores em pesquisas de doutorado: uma revisão sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(22):e13692–e13692. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022b). Pensamento Computacional: Uma revisão sistemática da literatura sobre a formação inicial de professores., volume 2. e-Publicar, Rio de Janeiro, In: Cristiana Barcelos da Silva, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Patrícia Gonçalves de Freitas (Org.). Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem. edition. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022c). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formación inicial docente en brasil. In Memorias del Seminario Iberoamericano de Pensamiento Computacional. México: Xalapa – Veracruz. SIPECO. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023a). Computação física: Uma proposta de livro para a formação de professores utilizando arduino e pictoblox. In XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Workshop de Informática na Escola (WIE). Passo Fundo - RS. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de dez. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023b). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formación inicial docente en brasil. In AmexComp, editor, Pensamiento Computacional en Iberoamérica. Academia Mexicana de Computación. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
CSforALL (2016). About Computer Science for All. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking-a guide for teachers. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
CSTA-ISTE (2011). Computational Thinking - Teacher resources. 2a. ed. Computer Science Teachers Association (CSTA) and the International Society for Technology in Education (ISTE). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Cuny, J., Snyder, L., and Wing, J. M. (2010). Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress, referenced in:. [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Cutumisu, M., Adams, C., and Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
da Costa, J. F. and Camargo, S. (2022). O pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores: Um novo desgin de ensino e de aprendizagem em física e matemática. In XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Jesus, Â. M., Frango Silveira, I., and de Lima Palanch, W. B. (2019). Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
de Oliveira, A. M. D., Barreto, G. V., and Viana, F. R. (2021). A formação docente acerca do pensamento computacional na perspectiva da educação inclusiva: Um estudo sobre os espaços de discussão no brasil. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 198–207. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
de Souza, I. M. L., da Silva Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016a). Explorando robótica com pensamento computacional no ensino médio: Um estudo sobre seus efeitos na educação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 490. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Souza, I. M. L., da Silva Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016b). Introdução do pensamento computacional na formação docente para ensino de robótica educacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1265. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Souza, I. M. L., de Andrade Andrade, W. L., and Sampaio, L. S. C. (2021). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto do ensino médio integral. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 44–54. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Eloy, A. A. d. S., Lopes, R. d. D., and Angelo, I. M. (2017). Uso do scratch no brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, 15:1–10. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
França, R. S. d., Silva, W. C. d., and Amaral, H. J. C. d. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education, volume 8, pages 282–286. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Gouws, L. A., Bradshaw, K., and Wentworth, P. (2013). Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education, pages 10–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Grover, S., Pea, R., and Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. Computer science education, 25(2):199–237. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Guarda, G. F. and da Silva Pinto, S. C. C. (2021). O uso dos jogos digitais educacionais no processo no ensino-aprendizagem com ênfase nas habilidades do pensamento computacional: experiências no ensino fundamental. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 17(37):1–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Kitchenham, B. A. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 fev. 2022.
Kologeski, A. L., Silva, C. G., Barbosa, D. N. F., Mattos, R. R., and Miorelli, S. T. (2016). Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando. RENOTE, 14(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Liukas, L. (2015). Hello Ruby: adventures in coding, volume 1. Macmillan.
Moura, R., Santos, F., Sousa, A., Silva, J. A., and França, R. S. (2021). Explorando o pensamento computacional em salas de aulas de ciências. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 33–34. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Natucci, G. C. and Borges, M. A. (2020). Thinktank: Um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional. Comunicações em Informática, 4(2):12–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de dez. 2023.
Papert, S., Solomon, C., Soloway, E., and Spohrer, J. (1971). Twenty things to do with a computer. Studying the novice programmer, pages 3–28. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Papert, S. A. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Román-Gonzalez, M., Pérez-González, J. C., and Jiménez-Fernández, C. (2015). Test de pensamiento computacional: diseño y psicometría general. In Iii congreso inter nacional sobre aprendizaje, innovación y competitividad (CINAIC 2015), pages 1–6. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Rosa, R. N. d. (2019). Uso do arduino para o ensino de automação e programação com base no pensamento computacional e aprendizagem significativa. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Santana, B. L., Chavez, C. v. F. G., and Bittencourt, R. A. (2021). Uma definição operacional para pensamento computacional. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 93–103. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Santos, P. S., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Schorr, M. C. (2020). Pcomp-Model: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica para Auxiliar na Aprendizagem de Algoritmos e Programação do Ensino Superior. Orientador: Profa. Dra. Magda Bercht. 2020. 189 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre RS. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Schuhmacher, E. and Schuhmacher, V. R. N. (2017). Pensamento computacional, robótica educativa e aprendizagem significativa: a competência do sujeito invisível. In IV World Congress on Systems Engineering and Information Technology. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Souza, I. M. L. d. et al. (2019). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Viel, F., Raabe, A., and Zeferino, C. (2014). Introdução à programação e à implementação de processadores por estudantes do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, pages 248–257. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Zanetti, H., Borges, M., and Ricarte, I. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 21. Disponível: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Zhong, B., Wang, Q., Chen, J., and Li, Y. (2016). An exploration of three-dimensional integrated assessment for computational thinking. Journal of Educational Computing Research, 53(4):562–590. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Barcelos, T., Muñoz, R., Acevedo, R. V., and Silveira, I. F. (2015). Relações entre o pensamento computacional e a matemática: uma revisão sistemática da literatura. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, number 1, page 1369, Maceió, AL. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? Acm Inroads, 2(1):48–54. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
BBC, L. (2015). Indroduction to Computational Thinking. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Berssanette, J. H. and de Francisco, A. C. (2021). Um panorama das pesquisas sobre pensamento computacional em programas de pós-graduação no brasil: A panorama of research on computational thinking in graduate programs in brazil. Revista Contexto & Educação, 36(114):31–53. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Aguiar, M. S., and Reiser, R. H. S. (2016). Computaçao na educaçao básica no brasil: o estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2):210–238. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio . . . . Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brasil (2022). Normas sobre computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Brennan, K. and Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 annual meeting of the American educational research association, Vancouver, Canada, volume 1, page 25. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Buss, G. V. et al. (2021). Programação e física: possibilidades do desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o arduino. Master’s thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
CIEB (2018). Currículo de Tecnologia e Computação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Code.Org (2016). Computational Thinking. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Colllege Board, T. (2017). AP Computer Science Principles Course and Exam Description. College Board. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Concheti, A. F., Reis, R. C., and Lyra, K. T. (2020). Aspecto motivacional para trabalhar o desenvolvimento do pensamento computacional em distintos cenários de aprendizagem: uma proposta no contexto do ensino de física. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Conforto, D., Cavedini, P., Miranda, R., and Caetano, S. (2018). Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século xxi. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 1(1). Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Correa, T. S. (2022). Modelando o Ensino de Balística por Meio do Pensamento Computacional. 2022. 122 f. PhD thesis, Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação Polo 04: IFAM/UFAM. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022a). O pensamento computacional como objeto de estudo na formação inicial de professores em pesquisas de doutorado: uma revisão sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2(22):e13692–e13692. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022b). Pensamento Computacional: Uma revisão sistemática da literatura sobre a formação inicial de professores., volume 2. e-Publicar, Rio de Janeiro, In: Cristiana Barcelos da Silva, Glaucio Martins da Silva Bandeira, Patrícia Gonçalves de Freitas (Org.). Diálogos em educação: olhares multidisciplinares sobre a aprendizagem. edition. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2022c). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formación inicial docente en brasil. In Memorias del Seminario Iberoamericano de Pensamiento Computacional. México: Xalapa – Veracruz. SIPECO. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023a). Computação física: Uma proposta de livro para a formação de professores utilizando arduino e pictoblox. In XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Workshop de Informática na Escola (WIE). Passo Fundo - RS. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de dez. 2023.
Costa-Junior, A. d. O. and Anglada-Rivera, J. (2023b). Pensamiento computacional: Reflexiones sobre la formación inicial docente en brasil. In AmexComp, editor, Pensamiento Computacional en Iberoamérica. Academia Mexicana de Computación. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de mar. 2024.
CSforALL (2016). About Computer Science for All. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking-a guide for teachers. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
CSTA-ISTE (2011). Computational Thinking - Teacher resources. 2a. ed. Computer Science Teachers Association (CSTA) and the International Society for Technology in Education (ISTE). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Cuny, J., Snyder, L., and Wing, J. M. (2010). Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress, referenced in:. [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Cutumisu, M., Adams, C., and Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
da Costa, J. F. and Camargo, S. (2022). O pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores: Um novo desgin de ensino e de aprendizagem em física e matemática. In XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Jesus, Â. M., Frango Silveira, I., and de Lima Palanch, W. B. (2019). Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
de Oliveira, A. M. D., Barreto, G. V., and Viana, F. R. (2021). A formação docente acerca do pensamento computacional na perspectiva da educação inclusiva: Um estudo sobre os espaços de discussão no brasil. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 198–207. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
de Souza, I. M. L., da Silva Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016a). Explorando robótica com pensamento computacional no ensino médio: Um estudo sobre seus efeitos na educação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 490. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Souza, I. M. L., da Silva Rodrigues, R., and Andrade, W. (2016b). Introdução do pensamento computacional na formação docente para ensino de robótica educacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1265. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
de Souza, I. M. L., de Andrade Andrade, W. L., and Sampaio, L. S. C. (2021). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto do ensino médio integral. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 44–54. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Eloy, A. A. d. S., Lopes, R. d. D., and Angelo, I. M. (2017). Uso do scratch no brasil com objetivos educacionais: uma revisão sistemática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, 15:1–10. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 out. 2023.
França, R. S. d., Silva, W. C. d., and Amaral, H. J. C. d. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education, volume 8, pages 282–286. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Gouws, L. A., Bradshaw, K., and Wentworth, P. (2013). Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education, pages 10–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational researcher, 42(1):38–43. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Grover, S., Pea, R., and Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. Computer science education, 25(2):199–237. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Guarda, G. F. and da Silva Pinto, S. C. C. (2021). O uso dos jogos digitais educacionais no processo no ensino-aprendizagem com ênfase nas habilidades do pensamento computacional: experiências no ensino fundamental. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 17(37):1–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de jun. 2023.
Kitchenham, B. A. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 fev. 2022.
Kologeski, A. L., Silva, C. G., Barbosa, D. N. F., Mattos, R. R., and Miorelli, S. T. (2016). Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando. RENOTE, 14(2). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Liukas, L. (2015). Hello Ruby: adventures in coding, volume 1. Macmillan.
Moura, R., Santos, F., Sousa, A., Silva, J. A., and França, R. S. (2021). Explorando o pensamento computacional em salas de aulas de ciências. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 33–34. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Natucci, G. C. and Borges, M. A. (2020). Thinktank: Um jogo construtivista para ensino de pensamento computacional. Comunicações em Informática, 4(2):12–15. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de dez. 2023.
Papert, S., Solomon, C., Soloway, E., and Spohrer, J. (1971). Twenty things to do with a computer. Studying the novice programmer, pages 3–28. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Papert, S. A. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.
Román-Gonzalez, M., Pérez-González, J. C., and Jiménez-Fernández, C. (2015). Test de pensamiento computacional: diseño y psicometría general. In Iii congreso inter nacional sobre aprendizaje, innovación y competitividad (CINAIC 2015), pages 1–6. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Rosa, R. N. d. (2019). Uso do arduino para o ensino de automação e programação com base no pensamento computacional e aprendizagem significativa. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Santana, B. L., Chavez, C. v. F. G., and Bittencourt, R. A. (2021). Uma definição operacional para pensamento computacional. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 93–103. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Santos, P. S., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2018). A mapping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. 2023.
Schorr, M. C. (2020). Pcomp-Model: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica para Auxiliar na Aprendizagem de Algoritmos e Programação do Ensino Superior. Orientador: Profa. Dra. Magda Bercht. 2020. 189 f. PhD thesis, Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-Graduação em Informática na educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre RS. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Schuhmacher, E. and Schuhmacher, V. R. N. (2017). Pensamento computacional, robótica educativa e aprendizagem significativa: a competência do sujeito invisível. In IV World Congress on Systems Engineering and Information Technology. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Selby, C. and Woollard, J. (2013). Computational thinking: the developing definition. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Souza, I. M. L. d. et al. (2019). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto da educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de nov. 2023.
Viel, F., Raabe, A., and Zeferino, C. (2014). Introdução à programação e à implementação de processadores por estudantes do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, pages 248–257. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Zanetti, H., Borges, M., and Ricarte, I. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: Uma revisão sistemática da literatura brasileira. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 21. Disponível: [link]. Acesso em: 19 de jun. de 2023.
Zhong, B., Wang, Q., Chen, J., and Li, Y. (2016). An exploration of three-dimensional integrated assessment for computational thinking. Journal of Educational Computing Research, 53(4):562–590. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 de jan. 2024.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; RIVERA, José Anglada.
O Pensamento Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física: Uma Revisão Sistemática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 525-540.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2273.