O Pensamento Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física: Uma Revisão Sistemática

  • Almir de Oliveira Costa Junior IFAM / UEA
  • José Anglada Rivera IFAM

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) tem ganhado cada vez mais destaque em pesquisas nacionais. Embora a BNCC preconize prioritariamente o desenvolvimento das habilidades do PC no contexto da área da Matemática e suas Tecnologias, a resolução de problemas é sugerida como habilidade essencial nas diferentes áreas de conhecimento, incluindo a Física. Nesse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve como objetivo identificar como o PC tem sido abordado no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da Física em pesquisas nacionais. Os resultados encontrados apontam para uma baixa incidência de experiências envolvendo as habilidades do PC e o conhecimento Físico.

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Publicado
21/07/2024
COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; RIVERA, José Anglada. O Pensamento Computacional no Processo de Ensino e Aprendizagem da Física: Uma Revisão Sistemática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 525-540. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2273.