Onze anos de WEI (2013 – 2023), uma análise meta-científica

  • Luiz Paulo Carvalho UFRJ
  • Silas Lima Filho UFRJ
  • Michele A. Brandão IFMG / UFMG
  • Jonice Oliveira UFRJ
  • Flávia Maria Santoro UERJ
  • Mônica Ferreira da Silva UFRJ

Resumo


O CSBC é o maior evento científico dedicado à computação da América Latina, integrando a computação brasileira e tratando dos rumos da área no país. Em um de seus eventos satélites, WEI, encontramos investigações sobre o ensino-aprendizagem de computação e o uso de computação na educação. Uma análise meta-científica da última década de WEI permitiu observar uma comunidade bastante engajada e fiel, concentrada no Norte e Nordeste, com produções de rigor acadêmico-científico no que tange à metodologia e de pragmatismo na busca de soluções para os desafios da educação no Brasil.

Referências

Agassi, J. (2008). Science and its History: A Reassessment of the Historiography of Science. Boston Studies in the Philosophy and History of Science №253. Springer, 1st edition.

ANPEd (2019). Ética e pesquisa em educação: subsídios – volume 1. volume 1. ANPEd, Rio de Janeiro, RJ.

Barbosa, S., Silveira, M., e Gasparini, I. (2017). What publications metadata tell us about the evolution of a scientific community: the case of the brazilian human–computer interaction conference series. Scientometrics, 110(14):275–300.

Bos, J. (2020). Research Ethics for Students in the Social Sciences. Springer Cham, 1st edition.

Brasil (2016a). Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016. [link] [acesso 23-03-2024].

Brasil (2016b). Ministério da saúde. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016.

Carvalho, L. P., Filho, S. L., Brandão, M., Oliveira, J., Santoro, F., e Silva, M. (2023a). Não se nasce mulher na computação, torna-se. Tornam-se juntas! Analisando sete anos de WIT. In Anais do XVII Women in Information Technology, pp. 205–216, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Carvalho, L. P., Filho, S. L., Brandão, M., Oliveira, J., Santoro, F., e Silva, M. (2023b). Uma década de interações entre eventos e pesquisadores do CSBC: Um estudo meta-científico. In Anais do XII BraSNAM, pp. 139–150, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Carvalho, L. P., Lima Filho, S., Brandão, M. A., Da Silva, M. F., Oliveira, J., e Pimentel, M. D. G. (2023c). Thirteen Years of WebMedia (2010 to 2022) - A Comprehensive Descriptive and Meta-Scientific Analysis. In Proceedings of the 29th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, WebMedia ’23, pp. 184–192, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Carvalho, L. P., Suzano, J. A., Santoro, F. M., e Oliveira, J. (2022). A meta-scientific broad panorama of ethical aspects in the Brazilian IHC. Journal on Interactive Systems, 13(1):105–126.

Digiampietri, L., Mugnaini, R., Pérez-Alcázar, J., Delgado, K., Tuesta, E., e Mena-Chalco, J. (2017). Análise da evolução, impacto e formação de redes nos cinco anos do BraSNAM. In Anais do VI BraSNAM, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

HabibAgahi, M. R., Kermani, M. A. M. A., e Maghsoudi, M. (2022). On the co-authorship network analysis in the process mining research community: A social network analysis perspective. Expert Systems with Applications, 206:117853.

Ioannidis, J., Fanelli, D., Dunne, D., e Goodman, S. (2015). Meta-research: Evaluation and improvement of research methods and practices. PLoS biology, 13(10).

Ioannidis, J. P. A. (2018). Meta-research: Why research on research matters. PLoS Biol, 16(3).

Kauer, A. U. e Moreira, V. P. (2013). Evolução dos Temas de Interesse do SBBD ao Longo dos Anos. In SBBD (Short Papers), pp. 25–1.

Latour, B. (1987). Science in action: How to follow scientists and engineers through society. Harvard university press.

Lefèvre, W. (2005). Science as Labor. Perspectives on Science, 13(2):194–225.

Lobato, F., Sousa, G., e Jr., A. J. (2021). Brasnam em perspectiva: uma análise da sua trajetória até os 10 anos de existência. In Anais do X BraSNAM, pp. 217–228, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

London, A. J. (2022). For the Common Good: Philosophical Foundations of Research Ethics. Oxford University Press, 1st edition.

Marconi, M. d. A. e Lakatos, E. M. (2017). Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas, São Paulo, SP, 8ª edition.

Mendonça, N. (2021). Abertura e Internacionalização do SBES: Um Oximoro Irreconciliável? In Anais do I Workshop de Práticas de Ciência Aberta para Engenharia de Software, pp. 49–51, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ribeiro, K. S. F. M., Maciel, C., e S. Bim, M. A. (2020). Gênero e tecnologias. In Maciel, C. e Viterbo, J., editors, Computação e sociedade: a profissão - volume 1, pp. 104–140. EdUFMT Digital, Mato Grosso, Brasil.

Santana, T. e Braga, A. (2020). Uma análise cienciométrica das publicações do congresso da sociedade brasileira de computação na perspectiva das mulheres na computação. In Anais do XIV WIT, pp. 279–283, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Tabassum, S., Pereira, F. S. F., Fernandes, S., e Gama, J. (2018). Social network analysis: An overview. WIREs Data Mining and Knowledge Discovery, 8(5):e1256.

Wazlawick, R. S. (2014). Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Elsevier, São Paulo, SP, 2ª edition.
Publicado
21/07/2024
CARVALHO, Luiz Paulo; LIMA FILHO, Silas; BRANDÃO, Michele A.; OLIVEIRA, Jonice; SANTORO, Flávia Maria; SILVA, Mônica Ferreira da. Onze anos de WEI (2013 – 2023), uma análise meta-científica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 611-622. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2479.