Modelo para previsão precoce de abandono de uma disciplina de introdução à programação

  • João Pedro Freire UFRJ
  • Flávia M. P. F. Landim UFRJ
  • Laura O. Moraes UNIRIO
  • Carla A. D. M. Delgado UFRJ
  • Carlos Eduardo Pedreira UFRJ

Resumo


A aprendizagem de programação é essencial para alunos de diversas carreiras. Neste artigo usamos modelos estatísticos para prever o abandono de disciplinas introdutórias de programação e apontar variáveis relevantes na identificação precoce de alunos em risco. Para construção do modelo combinamos a inferência estatística com técnicas de aprendizado de máquina visando alcançar interpretabilidade e desempenho. As previsões obtiveram um AUC maior que 0.8 nos modelos semanais a partir da quarta semana de aula, viabilizando um alerta precoce a professores. Entre as variáveis envolvidas, percebeu-se que a constância na resolução dos exercícios possui uma influência maior do que o tempo demorado na elaboração da solução na identificação dos alunos com potencial de abandono.

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Publicado
21/07/2024
FREIRE, João Pedro; LANDIM, Flávia M. P. F.; MORAES, Laura O.; DELGADO, Carla A. D. M.; PEDREIRA, Carlos Eduardo. Modelo para previsão precoce de abandono de uma disciplina de introdução à programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 635-645. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2526.