O que dizem e quais as implicações dos estudos sobre egressos dos cursos de Licenciatura em Computação no Brasil?

  • Maria de Fátima R. Brandão UnB
  • Jorge H. C. Fernandes UnB
  • João R. Costa UnB
  • Rafael M. Diniz UnB

Resumo


A inserção da computação nas escolas de educação básica do Brasil depende da efetividade das licenciaturas em computação, bem como de ações para formação continuada docente. As avaliações conduzidas no âmbito do Sinaes constituem importante fonte de informações para avaliar o curso e o seu impacto na vida profissional dos egressos, mas não tratam da efetividade dos cursos para a atuação docente nas escolas. O artigo apresenta uma análise da pequena produção científica nacional que trata de investigar os egressos desses cursos e constata a necessidade de ampliar o papel desses estudos para propiciar caminhos para melhoria da efetividade dos cursos. O estudo sugere o fortalecimento do vínculo com egressos, de maneira sistêmica. e estratégica.

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Publicado
21/07/2024
BRANDÃO, Maria de Fátima R.; FERNANDES, Jorge H. C.; COSTA, João R.; DINIZ, Rafael M.. O que dizem e quais as implicações dos estudos sobre egressos dos cursos de Licenciatura em Computação no Brasil?. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 866-877. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.3199.