Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação

  • Giani Petri
  • Christiane Gresse von Wangenheim
  • Bruno B. Boniati
  • Alex R. Weber

Resumo


O cenário atual do setor de software requer profissionais qualificados e que conheçam os processos de gerenciamento de projetos. Neste contexto, dinâmicas vivenciais e de simulação, utilizadas em workshops profissionais, estão sendo utilizadas no contexto acadêmico para o ensino de gerenciamento de projetos. Assim, este trabalho objetiva avaliar a qualidade, em termos de percepção da aprendizagem e experiência do jogador, da dinâmica PMDome, uma estratégia de ensino usada para simular as fases de planejamento e execução do gerenciamento de projetos em cursos de computação. A avaliação, envolvendo 47 alunos de cursos de diferentes níveis de ensino, evidenciam a qualidade da dinâmica PMDome para a aprendizagem dos alunos, além de contribuir positivamente para a interação social, diversão, satisfação e confiança.

Publicado
26/07/2018
PETRI, Giani; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; BONIATI, Bruno B.; WEBER, Alex R.. Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3480.