Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação

  • Giani Petri UFSM / UFSC
  • Christiane Gresse von Wangenheim UFSC
  • Bruno B. Boniati IFFar
  • Alex R. Weber UFSC / IFSC

Resumo


O cenário atual do setor de software requer profissionais qualificados e que conheçam os processos de gerenciamento de projetos. Neste contexto, dinâmicas vivenciais e de simulação, utilizadas em workshops profissionais, estão sendo utilizadas no contexto acadêmico para o ensino de gerenciamento de projetos. Assim, este trabalho objetiva avaliar a qualidade, em termos de percepção da aprendizagem e experiência do jogador, da dinâmica PMDome, uma estratégia de ensino usada para simular as fases de planejamento e execução do gerenciamento de projetos em cursos de computação. A avaliação, envolvendo 47 alunos de cursos de diferentes níveis de ensino, evidenciam a qualidade da dinâmica PMDome para a aprendizagem dos alunos, além de contribuir positivamente para a interação social, diversão, satisfação e confiança.

Referências

ACM/IEEE-CS. (2013). Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science.

Barnes, T., Powell, E., Chaffin, A., e Lipford, H. (2008). Game2Learn: improving the motivation of CS1 students. Proc. of the 3rd Int. Conf. on Game Development in Computer Science Education, (pp. 1-5). New York, NY, USA.

Basili, V. R., Caldiera, G., e Rombach, H. D. (1994). Goal, Question Metric Paradigm. In J. J. Marciniak, Encyclopedia of Software Engineering. New York, USA.

Battistella, P., Camargo, A., Gresse von Wangenheim, C. (2016). SCRUM-Scape: Jogo educacional de Role-Playing Game (RPG) para ensinar SCRUM. 27° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 330-339). Uberlândia, MG, Brasil.

Calderón A. e Ruiz M. (2015). A systematic literature review on serious games evaluation: An application to software project management. Computers & Education, vol. 87, 396-422.

Çiftci, S. (2018). Trends of Serious Games Research from 2007 to 2017: A Bibliometric Analysis. Journal of Education and Training Studies, 6(2), 18-27.

Connolly, T. M., Boyle, E. A., MacArthur, E., Hainey, T., & Boyle, J. M. (2012). A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games. Computers & Education, 59(2), 661-686.

Gibson, B. & Bell, T. (2013). Evaluation of games for teaching computer science. Proc. of the 8th Workshop in Primary and Secondary Computing Education, (pp. 51-60). ACM, New York, NY, USA.

Gresse von Wangenheim, C., Savi, R., e Borgatto, A. F. (2013). SCRUMIA - An educational game for teaching SCRUM in computing courses. Journal of Systems and Software, 86(10), 2675-2687.

Kosa, M., Yilmaz, M., O'Connor, R., & Clarke, P. (2016). Software engineering education and games: a systematic literature review. Journal of Universal Computer Science, 22(12), 1558-1574.

Letra, P., Paiva, A. C. R., & Flores, N. (2015). Game Design Techniques for Software Engineering Management Education. Proc. of the 18th Int. Conf. on Computational Science and Engineering, (pp. 192-199). IEEE, Porto, Portugal.

Parsons, P. (2011). Preparing computer science graduates for the 21st Century. Teaching Innovation Projects, 1(1), article 8.

Paasivaara, M., Heikkilä, V., Lassenius, C. & Toivola, T. (2014). Teaching students Scrum using LEGO blocks. Proc. of the 36th Int. Conf. on Software Engineering, (pp. 382-391). ACM, New York, NY, USA.

Petri, G. e Gresse von Wangenheim, C. (2016). How to Evaluate Educational Games: a Systematic Literature Review. Journal of Universal Computer Science, 22(7), 992-1021.

Petri, G. e Gresse von Wangenheim, C. (2017). How games for computing education are evaluated: a systematic literature review. Computers & Education, vol. 107, 68-90.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., e Borgatto, A. F. (2017b). Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. 25° Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 2327-2336). São Paulo, SP, Brasil.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., e Borgatto, A. F. (2017a). Quality of Games for Teaching Software Engineering: An Analysis of Empirical Evidences of Digital and Non-digital Games. Proc. of the 39th Int. Conf. on Software Engineering: Software

Engineering Education and Training Track, (pp. 150-159). IEEE/ACM, Buenos Aires, Argentina.

Petri, G., Gresse von Wangenheim, C., e Borgatto, A. F. (2018). MEEGA+, Systematic Model to Evaluate Educational Games. In Newton Lee (Eds) Encyclopedia of Computer Graphics and Games, (pp. 1-7). Cham: Springer.

Petri, G., Battistella, P., Cassettari, F., Gresse von Wangenheim, C., e Hauck, J. (2016). Um Quiz Game para a revisão de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 27° Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 320-329). Uberlândia, MG, Brasil.

Petri, G. e Marcon Júnior, R. P. (2014). Um jogo educacional para o ensino de metodologias ágeis. 7º Fórum de Educação em Engenharia de Software, (pp. 66-69). Maceió, AL, Brasil.

PMDome. (2017). PMDome Workshop. Disponível em: [link] Acesso em: 27 novembro 2017.

Sitzmann, T., Ely, K., Brown, K. G., e Bauer, K. N. (2010). Self-Assessment of Knowledge: A Cognitive Learning or Affective Measure? Academy of Management Learning & Education, 9(2), 169-191.

Souza, M. e França, C. (2016). O que explica o sucesso de jogos no ensino de engenharia de software? Uma teoria de motivação. 24º Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 2255-2263). Porto Alegre, RS, Brasil.

Standish Group. (2015). CHAOS Report 2015.

Yin, R.K. (2017). Case study research and applications: design and methods (5 ed.). Sage Publications, Beverly Hills.
Publicado
26/07/2018
PETRI, Giani; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; BONIATI, Bruno B.; WEBER, Alex R.. Avaliação de uma Dinâmica Vivencial para o Ensino de Gerenciamento de Projetos em Cursos de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1-11. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3480.