Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação

  • Giani Petri
  • Alejandro Calderón
  • Christiane G. von Wangenheim
  • Adriano F. Borgatto
  • Mercedes Ruiz

Resumo


Jogos educacionais não-digitais (jogos de tabuleiro, cartas, lápis papel, etc.) também estão sendo usados para o ensino de computação. No entanto, há poucos estudos empíricos que mostram evidências sobre os benefícios deste tipo de jogos. Consequentemente, uma questão em aberto é se os benefícios esperados destes jogos são, de fato, reais. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os benefícios dos jogos educacionais não-digitais usados para o ensino de computação de modo a avaliar a qualidade em termos de experiência dos jogadores e percepção da aprendizagem adotando o modelo de avaliação de jogos MEEGA+. Os resultados da avaliação, envolvendo 26 estudos de caso e respostas de 509 alunos, evidenciam que os jogos não-digitais contribuem para a aprendizagem dos estudantes, além de contribuir positivamente para a interação social, relevância e diversão.

Publicado
26/07/2018
PETRI, Giani; CALDERÓN, Alejandro; VON WANGENHEIM, Christiane G.; BORGATTO, Adriano F.; RUIZ, Mercedes. Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3481.