Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação

  • Viviane Vasconcelos UFRPE
  • Ermeson Andrade UFRPE

Resumo


A falta de embasamento lógico-matemático dos alunos de Licenciatura em Computação e o volume de ideias novas requeridas nos primeiros semestres do curso aparecem como motivos principais da alta taxa de evasão. No entanto, os estudos realizados raramente sugerem soluções para o problema. Através de questionários aplicados a professores e alunos do curso, o presente trabalho levanta dados sobre as percepções de ambos grupos integrantes do curso na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e identifica alguns problemas que podem ser corrigidos como forma de diminuir a alta taxa de evasão do curso. Soluções são oferecidas, e podem ser utilizadas em outras instituições que também enfrentam o problema da alta taxa de evasão.

Referências

Ambrósio, A. P. et al. (2011). Programação de computadores: compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

dos Santos, R. P. and Costa, H. A. X. (2006). Análise de metodologias e ambientes de ensino para algoritmos, estruturas de dados e programação aos iniciantes em computação e informática. INFOCOMP, 5(1):41–50.

França, R. and Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1464.

Gomes, A., Henriques, J., and Mendes, A. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, 1(1):93–103.

Júnior, J. and Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: uma visão crítica da pesquisa no brasil. In Anais do XII Workshop sobre Educação em Computação (SBC).

Prietch, S. S. and Pazeto, T. A. (2009). Análise, sugestões e perspectivas de um curso de licenciatura em informática. XVII WEI/CSBC, Bento Gonçalves/RS.

Prietch, S. S. and Pazeto, T. A. (2010). Estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em informática e considerações para melhorias. WEIBASE, Maceió/AL.

SILVA, I., Silva, I. M. M., and Santos, M. S. (2009). Análise de problemas e soluções aplicadas ao ensino de disciplinas introdutórias de programação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife–PE.

Thomas, J. W. (2000). A review of research on project-based learning.
Publicado
26/07/2018
VASCONCELOS, Viviane; ANDRADE, Ermeson. Análise da Evasão de Alunos na Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 28-35. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3482.