Uso do Scratch na Introdução de Conceitos de Lógica de Programação: relato de experiência
Resumo
Aprender programação não é uma tarefa considerada simples por grande parte dos estudantes dos cursos técnicos e superiores de Informática. Essa dificuldade é refletida nos altos índices de evasão e reprovação nas disciplinas introdutórias de programação. Dentre os fatores que influenciam o baixo rendimento dos alunos e suas dificuldades em assimilar os conteúdos de programação destacam-se o precário embasamento lógico-matemático dos estudantes e a falta de experiência prévia em programação. A fim de promover um primeiro contato com programação para os alunos, antes do início das aulas, foi realizado um projeto de extensão no IFBA, campus Jacobina, onde os alunos ingressantes no Curso Técnico Subsequente de Informática participaram de um curso introdutório de programação, utilizando a ferramenta Scratch. Este artigo relata os efeitos da execução do projeto em relação às taxas de reprovação na disciplina Lógica de Programação do referido curso no segundo semestre de 2017.