Análise da Motivação em um Estudo Integrado de Programação Baseado em PBL

  • Ayala L. Ribeiro
  • Roberto A. Bittencourt
  • Bianca L. Santana

Resumo


A motivação de estudantes daárea de computação em disciplinas de programação é um fator relevante que pode contribuir para o sucesso no aprendizado. Este trabalho analisa, através do framework ARCS, a motivação dos estudantes em um período letivo do estudo integrado de programação orientada a objetos que utiliza a abordagem de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Os níveis de motivação encontrados variam durante o decorrer da disciplina, sendo mais altos no início, reduzindo-se no decorrer do processo, mas aumentando ao final da disciplina. Conclui-se que o design adequado dos problemas trabalhados pelos estudantes pode afetar positiva ou negativamente a motivação e que os níveis de motivação encontrados são afetados pela motivação intrínseca dos estudantes.

Publicado
26/07/2018
RIBEIRO, Ayala L.; BITTENCOURT, Roberto A.; SANTANA, Bianca L.. Análise da Motivação em um Estudo Integrado de Programação Baseado em PBL. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3492.