Um ensaio sobre a experiência educacional na programação de computadores: a abordagem tradicional versus a aprendizagem baseada em projetos
Resumo
Para inovar na educação em programação de computadores, há relatos de mudanças em dois aspectos educacionais. Primeiro, uma maior utilização de métodos construtivistas de ensino, tais como a aprendizagem baseada em projetos (PjBL). Segundo, a introdução de avaliações auxiliares, tais como a motivação dos alunos. No entanto, há também relatos de desafios para a avaliação destes dois aspectos. Assim, dado o continum educacional de programação de computadores, o que avaliar, e como avaliar, no ensino PjBL, com relação à experiência educacional tradicional? Embasado em uma revisão d eliteratura, este ensaio porpões um padrão para estas avaliações, a partir da visão do ensino e da aprendizagem. Primeiro, com relação ao ensino, avaliar métodos e recursos educacionais. Segundo, com relação à aprendizagem, utilizar avaliações auxiliares, tais como a motivação para aprender ou a lacuna cognitiva. Por fim é discutida a possibilidade de que este padrão venha a ser estendido ao ensino computacional e a pesquisas futuras.