TuPy Online - Programação em Português com Visualização de Execução e Abstrações de Estruturas de Dados na Web

  • Giancarlo F. Roberto UERJ
  • Fabiano S. Oliveira UERJ
  • Paulo Eustáquio D. Pinto UERJ
  • Igor M. Coelho UERJ

Resumo


Existem esforços para a criação de ferramentas de apoio ao ensino de lógica de programação, entre elas os visualizadores de programas. Um deles é o Online Python Tutor que, embora possua funcionalidades de representação do estado de variáveis a cada passo de execução, não permite a visualização conveniente de abstrações de estruturas de dados mais complexas, como grafos ou árvores. Para endereçar esse problema, apresentamos a ferramenta TuPy Online, uma adaptação do Online Python Tutor, propondo uma pseudolinguagem (TuPy) de sintaxe enxuta, comandos em português e exibição customizável para estruturas de dados, podendo ser utilizada tanto para depuração de programas quanto para preparação de material didático.

Referências

Anido, R. (2015). Saci–ainda outro ambiente para o ensino de programação. Anais do XXIII WEI - Workshop sobre Educação em Computação.

Barbosa, A. d. A., Ferreira, D. Í., e Costa, E. B. (2014). Influência da linguagem no ensino introdutório de programação. Em Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 25, página 612.

Brown, M. H. e Sedgewick, R. (1984). A system for algorithm animation, volume 18. ACM.

Cunha, L. S., Tonetti, P., e Sanavria, C. Z. (2017). O ensino de informática no brasil: Uma análise da produção científica em eventos da sbc (2010–2014). Anais do Computer on the Beach, páginas 31–40.

Diehl, S. (2007). Software visualization: visualizing the structure, behaviour, and evolution of software. Springer Science & Business Media.

Ellson, J., Gansner, E. R., Koutsofios, E., North, S. C., e Woodhull, G. (2003). Graphviz and dynagraph – static and dynamic graph drawing tools. Em GRAPH DRAWING SOFTWARE, páginas 127–148. Springer-Verlag.

Gansner, E., Koutsofios, E., e North, S. (2015). Drawing graphs with dot.

Guo, P. (2014). Python is now the most popular introductory teaching language at top us universities. BLOG@ CACM, July, página 47.

Guo, P. J. (2013). Online python tutor: Embeddable web-based program visualization for cs education. Em Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’13, páginas 579–584, New York, NY, USA. ACM.

Halim, S. (2015). Visualgo–visualising data structures and algorithms through animation. OLYMPIADS IN INFORMATICS, página 243.

Kölling, M. (2010). The greenfoot programming environment. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 10(4):14:1–14:21.

Lucena, L. R. e Lucena, M. (2016). Potigol, a programming language for beginners. Em Proceedings of the 2016 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, páginas 368–368. ACM.

Mota, M. P., Pereira, L. W. K., e Favero, E. L. (2008). Javatool: Uma ferramenta para o ensino de programação. Em Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Belém. XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, páginas 127–136.

Myller, N., Bednarik, R., Sutinen, E., e Ben-Ari, M. (2009). Extending the engagement taxonomy: Software visualization and collaborative learning. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 9(1):7.

Naps, T. L., Rößling, G., Almstrum, V., Dann, W., Fleischer, R., Hundhausen, C., Korhonen, A., Malmi, L., McNally, M., Rodger, S., et al. (2002). Exploring the role of visualization and engagement in computer science education. Em ACM Sigcse Bulletin, volume 35, páginas 131–152. ACM.

Noschang, L. F., Pelz, F., e Raabe, A. e. a. (2014). Portugol studio: Uma ide para iniciantes em programação. Anais do CSBC/WEI, páginas 535–545.

Parr, T. (2013). The definitive ANTLR 4 reference. Pragmatic Bookshelf.

Rajala, T., Laakso, M.-J., Kaila, E., e Salakoski, T. (2007). Ville: a language-independent program visualization tool. Em Proceedings of the Seventh Baltic Sea Conference on Computing Education Research-Volume 88, páginas 151–159. Australian Computer Society, Inc.

Sorva, J., Karavirta, V., e Malmi, L. (2013). A review of generic program visualization systems for introductory programming education. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 13(4):15:1–15:64.

Weisstein, E. W. (2002). Queens problem. MathWorld–A Wolfram Web Resource. Disponível em [link]. Acessado em 22 fev. 2018.
Publicado
26/07/2018
ROBERTO, Giancarlo F.; OLIVEIRA, Fabiano S.; PINTO, Paulo Eustáquio D.; COELHO, Igor M.. TuPy Online - Programação em Português com Visualização de Execução e Abstrações de Estruturas de Dados na Web. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 188-197. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3498.