Uma Experiência sobre a Aplicação de Aprendizagem Baseada em Projetos com Revisão por Pares no Ensino de Gestão de Sistemas de Informação
Resumo
Gestão de Sistemas de Informação é uma disciplina que requer uma intensificação dos esforços intelectuais a serem ensinados e aprendidos, pois combina umaárea técnica (Computação) e umaárea social (Gestão). Nesse sentido, abordagens educacionais que permitam o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias. Este artigo apresenta um relato experimental sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Projetos e Revisão por Pares durante o ensino desta disciplina. Portanto, projetos que simulam problemas autênticos que exigem soluções do “mundo real” foram desenvolvidos, e um ambiente que facilita o desenvolvimento de habilidades como autonomia, colaboração e pensamento crítico foi fornecido. Para avaliar os resultados, três questionários foram aplicados aos alunos. Esses questionários avaliaram o envolvimento dos alunos durante o desenvolvimento de projetos práticos e a opinião dos alunos sobre as abordagens utilizadas. Os resultados indicam que as abordagens utilizadas são promissoras e adequadas ao ensino de Gestão de Sistemas de Informação.