Laboratório remoto de robótica para o ensino de programação com suporte à análise, codificação e teste
Resumo
Os laboratórios remotos estão sendo aplicados em diversos cenários educacionais, entre eles, no ensino de programação de computadores. Entretanto, a maioria desses laboratórios não dá suporte a fase de análise de problemas. Este trabalho apresenta um ambiente educacional voltado ao ensino de programação que permite analisar problemas, planejar, codificar e testar soluções. Ele utiliza um ambiente virtual de aprendizagem, um laboratório remoto de robótica, uma ferramenta de compilação online e um editor de texto online. No ambiente, o professor pode definir atividades práticas de programação e o aluno pode projetar um plano, construir algoritmo, implementá-lo em uma linguagem de programação e testar a solução em um robô móvel remoto.
Referências
Aroca, R. V., Gardiman, R. Q., & Goncalves, L. M. G. (2012). Web-Based Robot Programming Environment and Control Architecture. 2012 Brazilian Robotics Symposium and Latin American Robotics Symposium, 27–32.
Benitti, F. B. V. (2012). Exploring the educational potential of robotics in schools: A systematic review. Computers & Education, 58(3), 978–988.
Brinson, J. R. (2015). Learning outcome achievement in non-traditional (virtual and remote) versus traditional (hands-on) laboratories: A review of the empirical research. Computers & Education, 87, 218–237.
Chen, X., Song, G., & Zhang, Y. (2010). Virtual and Remote Laboratory Development: A Review. Earth and Space 2010: Engineering, Science, Construction, and Operations in Challenging Environments, 368–368.
Chen, Y., & Zhou, Z. (2015). Robot as a Service in Computing Curriculum. 2015 IEEE Twelfth International Symposium on Autonomous Decentralized Systems, 156–161.
Cruz-Martín, A., Fernández-Madrigal, J. a., Galindo, C., González-Jiménez, J., Stockmans-Daou, C., & Blanco-Claraco, J. L. (2012). A LEGO Mindstorms NXT approach for teaching at Data Acquisition, Control Systems Engineering and RealTime Systems undergraduate courses. Computers & Education, 59(3), 974–988.
Gomes, L., & Bogosyan, S. (2009). Current Trends in Remote Laboratories. IEEE Transactions on Industrial Electronics, 56(12), 4744–4756.
Gomes, A., Henriques, J., & Mendes, A. J. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educaçao, Formaçao & Tecnologias, 1, 93–103.
Heradio, R., de la Torre, L., Galan, D., Cabrerizo, F. J., Herrera-Viedma, E., & Dormido, S. (2016). Virtual and Remote Labs in Education: a Bibliometric Analysis. Computers & Education, 98, 14–38.
Husain, M., Tarannum, N., & Patil, N. (2013). Teaching programming course elective: A new teaching and learning experience. 2013 IEEE International Conference in MOOC, Innovation and Technology in Education (MITE), 275–279.
Iturrate, I., Martín, G., García-zubia, J., Angulo, I., Dziabenko, O., & Orduña, P. (2013). A Mobile Robot Platform for Open Learning based on Serious Games and Remote Laboratories. In International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE) (pp. 1–7). Porto.
Koorsse, M., Cilliers, C., & Calitz, A. (2015). Programming assistance tools to support the learning of IT programming in South African secondary schools. Computers & Education, 82, 162–178.
Lang, J. (2012). Comparative Study of Hands-on and Remote Physics Labs for First Year University Level Physics Students. Transformative Dialogues: Teaching & Learning Journal, 6(1), 1–25.
Lopes, M., Gomes, I., Trindade, R., Silva, A., & Lima, A. C. (2016). Web environment for programming and control of mobile robot in a remote laboratory. IEEE Transactions on Learning Technologies, 1–1.
Ma, J., & Nickerson, J. V. (2006). Hands-On, Simulated, and Remote Laboratories: A Comparative Literature Review. ACM Computing Surveys, 38(3).
Machotka, J., Nedic, Z., Nafalski, A., & Gol, O. (2009). A remote laboratory for collaborative experiments. American Society for Engineering Education.
Park, J. S., & Lenskiy, A. (2014). Mobile Robot Platform for Improving Experience of Learning Programming Languages. Journal of Automation and Control Engineering, 2(3), 265–269.
Santos, R. P. dos, & Costa, H. A. X. (2006). Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. Infocoomp, Journal of Computer Sciense, 5(1).
Souza, D. M. De, Batista, M. H. S., & Barbosa, E. F. (2016). Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 24, 39–52.
Tan, J., Guo, X., Zheng, W., & Zhong, M. (2014). Case-based teaching using the Laboratory Animal System for learning C/C++ programming. Computers & Education, 77, 39–49.
