Estágio Docente de Licenciatura de Computação: Um Ensaio do Ensino de Computação no Ensino Fundamental

  • José Andersson S. da Silva
  • Hérikles Vinícyus F. Cordeiro
  • Sônia R. Fortes da Silva
  • Anselmo L. Gomes

Resumo


Este artigo relata a experiência vivenciada pelos licenciandos em Computação da Universidade de Pernambuco - UPE, Multicampi Garanhuns, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II, realizada na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, no Campus da UPE em Garanhuns. Descreve as atividades realizadas em sala de aula por estes autores que atuaram como professores, com o uso de metodologia expositiva. As aulas consistiram em explicações teóricas sobre tópicos relacionados à computação, seguidas de atividades práticas. Aliados à utilização da ferramenta Construct 2, trabalhamos o desenvolvimento de jogos, utilizando a metodologia Problem Based Learning (PBL) durante as aulas que constituíram a dimensão Extensão. Esta experiência constatou a importância do Estágio Supervisionado para o ensino de Computação, graças a experiência profissional proporcionada, quanto à aprendizagem desenvolvida pelos estudantes.

Publicado
26/07/2018
DA SILVA, José Andersson S.; CORDEIRO, Hérikles Vinícyus F.; DA SILVA, Sônia R. Fortes; GOMES, Anselmo L.. Estágio Docente de Licenciatura de Computação: Um Ensaio do Ensino de Computação no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3513.