Cenários Prospectivos: Uma Visão do Futuro da Presença Feminina em Cursos de Ciência da Computação de uma Instituição de Ensino Superior

  • Josilene A. Moreira
  • Ricardo M. Silva
  • Maria Eulina P. Carvalho

Resumo


Este artigo projeta cenários e apresenta curvas de tendência de equidade de gênero utilizando análise de regressão, baseado em séries históricas de quantitativos de estudantes em três cursos daárea de Computação de uma IES do Brasil. No curso de Bacharelado em Ciência da Computação constata-se que o número de mulheres reduz-se a uma taxa de 0,4 % ao ano (aa); sem intervenções para reverter essa tendência, não haverá mais mulheres em 2050. Na Engenharia da Computação há diminuição na entrada de mulheres a 0,7% aa; caso a queda se mantenha, não haverá mulheres em 2031. Já na Matemática Computacional, o cenário é indicativo de estagnação; há uma tendência de redução das mulheres em 0,01% ao ano.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, Josilene A.; SILVA, Ricardo M.; CARVALHO, Maria Eulina P.. Cenários Prospectivos: Uma Visão do Futuro da Presença Feminina em Cursos de Ciência da Computação de uma Instituição de Ensino Superior. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3519.