Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica

  • André Luís Alice Raabe
  • Elieser Ademir de Jesus
  • Eduardo Alves da Silva
  • Natália Ellery Ribeiro Couto

Resumo


Este artigo apresenta a percepção dos estudantes acerca da implantação de uma disciplina regular de Pensamento Computacional em uma escola de Educação Básica. A disciplina é ofertada do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. São apresentadas as estratégias de ensino aplicadas durante as aulas, bem como os dados coletados sobre diferentes percepções dos estudantes sobre o Pensamento Computacional. Em sua maioria, os alunos percebem a instigação do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em conjunto, a importância da aplicação do Pensamento Computacional. Outros resultados sintetizam as opiniões sobre as dificuldades das atividades, a interdisciplinaridade e o empoderamento tecnológico.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
RAABE, André Luís Alice; DE JESUS, Elieser Ademir; DA SILVA, Eduardo Alves; COUTO, Natália Ellery Ribeiro. Percepção dos Estudantes sobre a Implantação de uma Disciplina Regular de Pensamento Computacional em um Colégio de Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3522.