Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa Apoiada pelo uso de QR Code para Ensino de Banco de Dados

  • Ronney Moreira de Castro UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira UNIRIO

Resumo


Diante do desenvolvimento das tecnologias da Informação e comunicação e a realidade dos alunos, a aula tradicional expositiva tende a ser monótona e desinteressante. A Aprendizagem Ativa (AA) é uma opção a este tipo de aula, trazendo técnicas mais próximas dos alunos, resultando em uma maior motivação e envolvimento por parte deles. Este artigo apresenta uma técnica baseada em QR Code como apoio ao ensino. Os autores aplicaram a técnica em uma disciplina de Banco de Dados do curso de Sistemas de Informação. O objetivo é levar aos alunos uma atividade mais prática e envolvente englobando conhecimentos vistos na disciplina e também auxiliar professores na escolha de uma metodologia diferente a ser adotada em suas aulas.

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Publicado
26/07/2018
DE CASTRO, Ronney Moreira; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa Apoiada pelo uso de QR Code para Ensino de Banco de Dados. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 482-491. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2018.3526.