Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps

  • Daniela F. Brauner​ UFRGS
  • Raquel Janissek-Muniz​ UFRGS
  • Lisandro Zambenedetti Granville​ UFRGS / SBC
  • Karina Moura​ UFRGS
  • Sandro Fetter​ UFRGS
  • Gabriel Nazar​ UFRGS / SBC

Resumo


Este artigo relata o App Challenge UFRGS 2016, um evento no estilo hackathon, promovido para integrar expertises de alunos de Administração, Design, e Computação. Combinando os estudantes em equipes multidisciplinares, a abordagem foi apresentar um desafio de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (Apps) durante um final de semana, incluindo prototipagem, modelagem do negócio e validação. Os resultados demonstram que times multidisciplinares usando uma abordagem com foco em produtos viáveis podem contribuir de forma complementar e colaborativa no desenvolvimento de aplicativos.

Referências

BERNAL, G. (2016) Especificação de requisitos de sistemas inteligentes assistidos: uma abordagem design thinking. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio grande do Sul.

BRAUNER, D.F.; MARGREFF, P.; TAVARES, T.; da COSTA, V. K.; SILVA, A. (2016) Estímulo à prática multidisciplinar no ensino de Computação e Design através de um evento de programação focado em problemas. Proceedings of the WEI’2016 - CSBC. Porto Alegre RS. Julho, 2016.

BRISCOE, G. and MULLIGAN, C. (2014) Digital innovation: The hackathon phenomenon. London: Creativeworks London Work Paper 6.

BROWN, T. (2010) Design Thinking - Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, A. C. (2003) Trajetória Acadêmica e Satisfação com a Escolha Profissional de Universitários em Meio de Curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, ISSN 1984-7270, SP, v.4, n.1-2, Dezembro, 2003.

CAROLI, P. (2015) Direto ao Ponto: Criando produtos de forma enxuta. São Paulo: Editora Casa do Código, 2015.

FRISHBERG, L.; LAMBDIN, C. (2015) Presumptive Design: Design Provocations for Innovation. New York: Elsevier Science & Technology, 2015.

GONDIM (2002) Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia 2002, 7(2), 299-309.

GRAY, D., BROWN, S. and MACANUFO, J. (2010). Gamestorming – A playbook for innovators, rulebreakers and changemakers. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, Inc.

TOPI, H. and TUCKER, A. (2014) Computing Handbook. Third Edition: Information Systems and Information Technology. CRC Press, 2014.

IOWA UNIVERSITY (2015) SI Showcase: the basic collaborative learning techniques. Supplemental Instruction. Iowa State University. Iowa, USA, 2005.

KLEIN, J.T. (1990) Interdisciplinarity: History, theory, and practice. [link]

MELO, R.C. (2013) Collaborative Learning Topics for Teaching activities at Higher Technological Education in Tekhne e Logos, Botucatu, SP, v.4, n.2, Agosto, 2013.

OSTERWALDER, A. and PIGNEUR, Y., (2009) Business Model Generation, A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Amsterdam: OSF.

SCHWABER, K. and BEEDLE, M. (2002) Agile Software Development with Scrum. Upper Saddle River, NJ : Prentice-Hall.

SOMMERVILLE, I. (2011) Engenharia de Software. 9º edição. São Paulo, SP : Pearson Education do Brasil.
Publicado
02/07/2017
BRAUNER​, Daniela F.; JANISSEK-MUNIZ​, Raquel; GRANVILLE​, Lisandro Zambenedetti; MOURA​, Karina; FETTER​, Sandro; NAZAR​, Gabriel. Experimentando a Multidisciplinaridade no Desenvolvimento de Apps. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2189-2198. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3534.