Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de Teoria da Computação em sala de aula tradicional
Resumo
Diversos são os desafios dos educadores para conduzir disciplinas de forma satisfatória no que diz respeitoá motivação e absorção de conhecimento pelos estudantes. Nos cursos de Computação, as disciplinas de Teoria da Computação constituem um desafio adicional, por tratarem de tópicos com alto nível de abstração. Este trabalho relata a experiência de aplicação de uma abordagem de aprendizado baseado em problemas (PBL) para o ensino da disciplina de Teoria da Computação utilizando uma infraestrutura básica. Os resultados dessa experiência mostram que os estudantes participantes tiveram boas percepções sobre a abordagem aplicada, o que confirma o potencial para aplicação de PBL no ensino de Teoria da Computação.
Referências
Dolmans, D. H., De Grave, W., Wolfhagen, I. H., and Van Der Vleuten, C. P. (2005). Problem-based learning: Future challenges for educational practice and research. Medical education, 39(7):732–741.
Hamalainen, W. (2004). Problem-based learning of theoretical computer science. In Frontiers in Education, 2004. FIE 2004. 34th Annual, volume 3, pages 20–303. IEEE.
Leite, L. S., Sibaldo, M. A. A., Carvalho, T., and Souza, R. (2014). Montanha de chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de teoria da computação. In XXII Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2014), Brasília, DF.
O’Grady, M. J. (2012). Practical problem-based learning in computing education. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 12(3):10.
Pelissoni, C. G. and Carvalho, J. d. (2003). Uma proposta de metodologia para o ensino da disciplina interação humano-computador em cursos de computação e informática. In XI Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2003), Campinas, SP, volume 11.
dos Santos, David Moises Barreto and Burnham, Teresinha Fróes (2003). O pensamento de Paulo Freire e PBL: primeiras aproximações e afastamentos. In XI Workshop sobre Educação em Informática (WEI 2003), Campinas, SP.
Silva, R. C., Binsfeld, R. L., Carelli, I. M., and Watanabe, R. (2010). Automata defense 2.0: reedição de um jogo educacional para apoio em linguagens formais e autômatos. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1.
Vieira, L. F. M., Vieira, M. A. M., and Vieira, N. J. (2003). Language emulator, uma ferramenta de auxílio no ensino de teoria da computação. In XIII Workshop sobre Educação em Computação–XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
Wood, D. F. (2003). Problem based learning. BMJ: British Medical Journal, 326(7384):328.