Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de Teoria da Computação em sala de aula tradicional

  • Luiz Otávio Ramos Gavaza UFBA
  • Laís do Nascimento Salvador UFBA
  • David Moises Barreto dos Santos UEFS

Resumo


Diversos são os desafios dos educadores para conduzir disciplinas de forma satisfatória no que diz respeitoá motivação e absorção de conhecimento pelos estudantes. Nos cursos de Computação, as disciplinas de Teoria da Computação constituem um desafio adicional, por tratarem de tópicos com alto nível de abstração. Este trabalho relata a experiência de aplicação de uma abordagem de aprendizado baseado em problemas (PBL) para o ensino da disciplina de Teoria da Computação utilizando uma infraestrutura básica. Os resultados dessa experiência mostram que os estudantes participantes tiveram boas percepções sobre a abordagem aplicada, o que confirma o potencial para aplicação de PBL no ensino de Teoria da Computação.

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Publicado
02/07/2017
GAVAZA, Luiz Otávio Ramos; SALVADOR, Laís do Nascimento; DOS SANTOS, David Moises Barreto. Uma experiência de aplicação de uma abordagem baseada em problemas no ensino de Teoria da Computação em sala de aula tradicional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2257-2266. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3541.