Gamificação para o Ensino de Computação na Educação Básica

  • Michel Girotto Brum UNISC
  • Marcia E. J. Kniphoff da Cruz UNISC

Resumo


O ensino de Computação no Brasil vem sendo incentivado com atividades pontuais, mas necessita de fomento para sua consolidação. Para contribuir com essa proposta este relato de experiência apresenta resultados de atividades realizadas em disciplina facultativa de Robótica, em escola de educação básica. Considerando que a Robótica possibilita a introdução de conteúdos da Computação e que os estudantes são nativos digitais, empregou-se a gamificação que consiste em utilizar os princípios de game design à metodologia de ensino. Os resultados apresentaram melhora significativa no aprendizado do conteúdo trabalhado na disciplina e ampliação de habilidades sociais.

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Publicado
02/07/2017
BRUM, Michel Girotto; DA CRUZ, Marcia E. J. Kniphoff. Gamificação para o Ensino de Computação na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2100-2109. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3543.