Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação

  • Giani Petri
  • Christiane Gresse von Wangenheim
  • Adriano Ferreti Borgatto

Resumo


Jogos educacionais são considerados uma estratégia instrucional eficiente para o ensino de computação. No entanto, é essencial sistematicamente avaliar esses jogos a fim de obter evidências de sua qualidade. Um modelo de avaliação de jogos educacionais que têm se destacado é o MEEGA (Model for the Evaluation of Educational GAmes). No entanto, analisando a versão inicial identificou-se limitações em sua validade e confiabilidade. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma evolução do modelo, MEEGA+. O modelo MEEGA+ é sistematicamente desenvolvido decompondo o objetivo da avaliação em medidas e definindo instrumentos de medição para avaliar a qualidade de jogos em termos de experiência do jogador e percepção da aprendizagem do ponto de vista do aluno e instrutor. O modelo auxilia criadores de jogos, instrutores e/ou pesquisadores a avaliar jogos educacionais e, assim, contribuir para sua melhoria e adoção na prática.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
PETRI, Giani; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; BORGATTO, Adriano Ferreti. Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3549.