A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa sobre a percepção de interdisciplinaridade nas ações de ensino de computação por professores da educação básica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em duas escolas públicas com uso da Computação Desplugada de modo interdisciplinar. O estudo de caso foi composto de intervenção com observação, e entrevistas com os professores, cujos dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, com o intuito de identificar categorias fundamentais de interdisciplinaridade nos discursos e ações desses professores: integração; interação e reciprocidade; e aproximação da realidade.
Referências
Alves, A. (2008). "Interdisciplinaridade e matemática". Fazenda, I. (org.) O que é interdisciplinaridade. São Paulo. Cortez. p. 97-111.
André, M. E. D. A. (2005). Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora.
Bell, T., Witten, I. H.; Felows, M. (2011). Computer Science Unplugged. [link].
Cañete, L. S. C. (2010). O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. Belo Horizonte, UFMG.
Cassiani, S. B.; Carili, M. H. L.; Pelá, N.T.R. (1999). A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Rev.latino-am.enfermagem, v. 4, n. 3, p. 75-88.
Fazenda, I. (2002). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez.
______. (2008). "Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas". Fazenda, I. (org.) O que é interdisciplinaridade. São Paulo. Cortez. p. 17-28.
Fernandes, E. M.; Maia, A. (2001). Grounded theory: métodos e técnicas de avaliação: contributos para a prática e investigação psicológicas. Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia. p. 49-76.
Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.
Ludke, M.; André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Matos, E. S., Paiva, L. F., Miranda, A. M., Ferreira, A. C. C; Barreto, J. S. (2015) Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In: XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió. Anais do Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. v. 21. p. 256-265.
Paiva, F., Ferreira, A. C., Rocha, C., Barreto, J., Lopes, R. H., Melhor A. M.; Matos, E. S. (2015) Uma Experiência Piloto de Integração Curricular do Raciocínio Computacional na Educação Básica. I Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, v. 4. p. 1300-1309.
Ribeiro, J. S. (2005). Informática na Educação: teoria & prática. Interdisciplinaridade, Porto Alegre, v. 8, n. 2.
Stake, E.E. (1978). The Case Study Method in Social Inquiry. Educational Researcher, v. 7, n. 2.
Yared, I. (1995). Interdisciplinaridade e sistema preventivo: sonho-realidade. Lorena: Quadrante.