Relato sobre o desenvolvimento e uso de objeto de aprendizagem com elementos de aprendizagem baseada em problemas no contexto de Computação para Engenharias

  • Narci Nogueira da Silva
  • Marco Aurélio Graciotto Silva

Resumo


Considerando o ensino de computação para engenharia, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) é uma abordagem bem sucedida. No entanto, não é trivial criar e disseminar recursos educacionais que apoiem atividades de PBL. Objetos de Aprendizagem (OA) podem abordar esses problemas, apoiando o desenvolvimento e a reutilização. Considerando um método para desenvolvimento de OA que agrega elementos de PBL, nosso objetivo, neste trabalho, é relatar o desenvolvimento de um OA sobre programação de computadores e a utilização do OA para um grupo de alunos de Engenharia. Após a avaliação da atividade e do OA pelos alunos, eles classificaram ambas como boas e apresentaram evidências positivas quantoá motivação e a eficácia do aprendizado.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Narci Nogueira; SILVA, Marco Aurélio Graciotto. Relato sobre o desenvolvimento e uso de objeto de aprendizagem com elementos de aprendizagem baseada em problemas no contexto de Computação para Engenharias. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3552.