Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens
Resumo
Este artigo apresenta o projeto Aprenda a Programar Jogando e a experiência resultante das atividades nele desenvolvidas. O projeto visa introduzir o universo da programação computacional a crianças e jovens e incentivá-los a serem criadores de tecnologia. Nesse artigo são apresentadas as ferramentas selecionadas para o ensino da programação, a estrutura de atividades realizadas tanto nas oficinas quanto nos minicursos e o plano de atividades realizados nos minicursos. Esse projeto já beneficiou 298 estudantes e aproximadamente 90% qualificaram a experiência com a programação como excelente ou ótima. Em 2016, o projeto recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Referências
Jakos, F., Verber, D. (2016). Learning Basic Programing Skills With Educational Games: A Case of Primary Schools in Slovenia. Journal of Educational Computing.
Oliveira, M. et al. (2014). Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch. XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Ramos, N. et al. (2015). Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência. XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI).
Resnick, M. et al. (2009). Scratch: programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67.
SBC. (2015) Programa Meninas Digitais. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro/2017.
Silva, L., Carvalho, D. (2016). Saberes D’Avó: Uma Abordagem para o Ensino de Programação no Ensino Médio. XXII Workshop de Informática na Escola (WIE).
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of ACM 49, 3, 33-35.