Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens

  • Julia Godinho UFRJ
  • Kathleen Torres UFRJ
  • Gabriel Batista UFRJ
  • Eduardo Andrade UFRJ
  • Janaína Gomide UFRJ

Resumo


Este artigo apresenta o projeto Aprenda a Programar Jogando e a experiência resultante das atividades nele desenvolvidas. O projeto visa introduzir o universo da programação computacional a crianças e jovens e incentivá-los a serem criadores de tecnologia. Nesse artigo são apresentadas as ferramentas selecionadas para o ensino da programação, a estrutura de atividades realizadas tanto nas oficinas quanto nos minicursos e o plano de atividades realizados nos minicursos. Esse projeto já beneficiou 298 estudantes e aproximadamente 90% qualificaram a experiência com a programação como excelente ou ótima. Em 2016, o projeto recebeu Chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Referências

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Publicado
02/07/2017
GODINHO, Julia; TORRES, Kathleen; BATISTA, Gabriel; ANDRADE, Eduardo; GOMIDE, Janaína. Projeto Aprenda a Programar Jogando: Divulgando a Programação de Computadores para Crianças e Jovens. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2140-2149. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3553.