A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças

  • Alexandre Hild Aono UNIFESP
  • Hugo Vianna Silva Rody UNIFESP
  • Daniela Leal Musa UNIFESP
  • Vanessa Andrade Pereira UNIFESP
  • Jurandy Almeida UNIFESP

Resumo


Este artigo apresenta uma iniciativa de ensino de pensamento computacional para estudantes de uma escola de ensino fundamental com a utilização de uma metodologia expositiva aliada à utilização do Scratch como um ambiente de aprendizado intuitivo e acessível. O método de aula adotado consistiu em uma explicação teórica sobre um tópico relacionado à aquisição de pensamento computacional seguida de atividades práticas de programação nas quais os alunos construíram partes de um jogo que posteriormente foram reunidas em um projeto final. Este experimento permitiu avaliar metodologias para ensino de programação e utilização de games como ferramenta para incentivo pedagógico na área.

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Publicado
02/07/2017
AONO, Alexandre Hild; RODY, Hugo Vianna Silva; MUSA, Daniela Leal; PEREIRA, Vanessa Andrade; ALMEIDA, Jurandy. A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 25. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 2169-2178. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2017.3556.