Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia

  • Gabriel N. Lima UFC
  • Thaís M. B. Teles UFC
  • Gabriel L. S. Rodrigues UFC
  • Arthus A. Girão UFC
  • Diego C. Silva UFC
  • Patrícia F. C. de Vasconcelos UFC
  • Edvan C. de Miranda UFC

Resumo


A programação de computadores tem se consolidado como uma habilidade fundamental no mercado de trabalho, ampliando as oportunidades profissionais. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolveu o projeto Capacite-se, oferecendo cursos, ministrados por bolsistas, para a comunidade. Os estudantes de graduação em Engenharia do Campus de Russas não possuem disciplinas específicas para o ensino da programação. Percebendo essa lacuna, os bolsistas do PET ministraram um curso de Python voltado para esses estudantes, com foco na aplicação durante a disciplina de Resistência dos Materiais II. Com a análise quanti-qualitativa, os resultados obtidos foram satisfatórios, evidenciando a sua eficácia ao atingir os objetivos definidos.

Referências

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Publicado
20/07/2025
LIMA, Gabriel N.; TELES, Thaís M. B.; RODRIGUES, Gabriel L. S.; GIRÃO, Arthus A.; SILVA, Diego C.; VASCONCELOS, Patrícia F. C. de; MIRANDA, Edvan C. de. Integração de Python no ensino de Resistência dos Materiais: uma abordagem transdisciplinar para potencializar a aprendizagem em Engenharia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 240-250. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7914.