Gerador Automático de Planos de Aula sobre Tecnologia Baseado em LLMs

  • Maria Luiza Laranjeira C.E.S.A.R School
  • Pamela T. L. Bezerra C.E.S.A.R School

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo principal enfrentar os desafios da introdução de computação no ensino fundamental público brasileiro, especialmente diante da escassez de professores qualificados e da limitação de recursos tecnológicos. Para isso, propomos uma solução baseada em inteligência artificial (IA) generativa, voltada a auxiliar professores da rede pública na elaboração de planos de aula sobre pensamento computacional e tecnologia. Desenvolvemos um sistema web que gera automaticamente planos de aula adaptáveis, por meio de uma interface intuitiva que permite a qualquer docente, independentemente da área, criar planos personalizados e alinhados à BNCC, informando apenas dados básicos como ano escolar, tempo de aula e disciplina para interdisciplinaridade. Testes com educadores demonstraram a usabilidade e a eficácia da ferramenta, com feedback positivo quanto à facilidade de uso e ao suporte na criação de planos interdisciplinares. A pesquisa contribui para o debate sobre o uso de IA na educação, evidenciando o potencial dos grandes modelos de linguagem (LLMs) no apoio ao ensino e à aprendizagem.

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Publicado
20/07/2025
LARANJEIRA, Maria Luiza; BEZERRA, Pamela T. L.. Gerador Automático de Planos de Aula sobre Tecnologia Baseado em LLMs. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 515-526. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8305.