Desenvolvimento de Habilidades em Ensino de Ciência de Dados: Relato de Experiência comparativa entre Metodologias
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a realização do Estágio Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Computação. O estágio teve como objetivo promover o ensino de computação por meio da linguagem R, aprimorando a interpretação de gráficos e o conhecimento estatístico dos alunos. Foram utilizadas duas abordagens metodológicas distintas: Aulas Expositivas Interativas e Peer Instruction, aplicadas em duas turmas diferentes. Os resultados indicam que ambas as metodologias são eficazes, mas apresentam impactos diferenciados no aprendizado. O estudo também destaca os desafios encontrados e as reflexões sobre o papel do docente na educação em computação.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
MONTEIRO, Elias Ytalo Silva; SANTOS, César Henrique Araújo dos; FARIAS, Fábio Henrique Hatem de; ANDRADE, Matheus Amorim de; RODRIGUES, Rodrigo Lins.
Desenvolvimento de Habilidades em Ensino de Ciência de Dados: Relato de Experiência comparativa entre Metodologias. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 667-677.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8451.
