Desenvolvimento de Habilidades em Ensino de Ciência de Dados: Relato de Experiência comparativa entre Metodologias

  • Elias Ytalo Silva Monteiro UFRPE
  • César Henrique Araújo dos Santos UFRPE
  • Fábio Henrique Hatem de Farias UFRPE
  • Matheus Amorim de Andrade UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a realização do Estágio Supervisionado IV no curso de Licenciatura em Computação. O estágio teve como objetivo promover o ensino de computação por meio da linguagem R, aprimorando a interpretação de gráficos e o conhecimento estatístico dos alunos. Foram utilizadas duas abordagens metodológicas distintas: Aulas Expositivas Interativas e Peer Instruction, aplicadas em duas turmas diferentes. Os resultados indicam que ambas as metodologias são eficazes, mas apresentam impactos diferenciados no aprendizado. O estudo também destaca os desafios encontrados e as reflexões sobre o papel do docente na educação em computação.

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Publicado
20/07/2025
MONTEIRO, Elias Ytalo Silva; SANTOS, César Henrique Araújo dos; FARIAS, Fábio Henrique Hatem de; ANDRADE, Matheus Amorim de; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Desenvolvimento de Habilidades em Ensino de Ciência de Dados: Relato de Experiência comparativa entre Metodologias. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 667-677. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.8451.