Framework de Cenários Baseados em Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem para Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
A autorregulação da aprendizagem (ARA) é fator relevante no sucesso dos estudantes em ambientes de ensino online, contudo, os Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) muitas vezes não oferecem mecanismos de suporte adequados ao ARA. Este artigo propõe um framework de cenários projetado para aprimorar AVAs através da integração de suporte personalizado à ARA. Fundamentado em teorias consolidadas de ARA e instrumentos de avaliação validados (por exemplo, MSLQ), o framework compreende 37 cenários distribuídos em seis construtos-chave: Motivação, Metacognição, Estratégias Cognitivas, Autocontrole Emocional, Gerenciamento do Ambiente/Tempo e Autonomia/Disciplina. Estes cenários acionam recomendações personalizadas, entregues via notificações, quando dificuldades específicas do estudante ou padrões de aprendizagem abaixo do desejado são detectados. O objetivo principal é fomentar o engajamento, a autonomia e o desempenho acadêmico dos estudantes, fornecendo suporte contextualizado e oportuno para o desenvolvimento de habilidades de ARA dentro do AVA. Este trabalho contribui com uma abordagem estruturada para a implementação de intervenções adaptativas de ARA em plataformas de educação online.Referências
Alonso-Tapia, J., Calderón, E. P., and Ruiz, M. A. D. (2014). Development and validity of the emotion and motivation self-regulation questionnaire (emsr-q). The Spanish Journal of Psychology, 17:E55.
Barnard, L., Lan, W. Y., To, Y. M., Paton, V. O., and Lai, S. L. (2009). Measuring self-regulation in online and blended learning environments. Internet and Higher Education, 12(1):1–6.
Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 18:401–409.
Broadbent, J., Panadero, E., Lodge, J., and Fuller-Tyszkiewicz, M. (2023). The self-regulation for learning online (srl-o) questionnaire. Metacognition and Learning, 18(1):135–163.
Broadbent, J. and Poon, W. L. (2015). Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The internet and higher education, 27:1–13.
Cirillo, F. and Fernández, M. A. (2020). La tecnica del pomodoro. Tre60.
Cosnefroy, L., Fenouillet, F., and Heutte, J. (2020). Construction et validation de l’échelle d’autorégulation des apprentissages en ligne (earel). Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 52(3):255.
Deterding, S., Sicart, M., Nacke, L., O’Hara, K., and Dixon, D. (2011). Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts. In CHI’11 extended abstracts on human factors in computing systems, pages 2425–2428. CHI.
Farias, I., Albuquerque, D., Rodrigues, G., Xavier, K. A., da Silva, J. A., et al. (2024). Investigando o uso de ferramentas baseadas em grandes modelos de linguagem no contexto acadêmico. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 489–500. SBC.
Ganda, D. R. and Boruchovitch, E. (2018). Promoting self-regulated learning of brazilian preservice student teachers: results of an intervention program. In Frontiers in Education, volume 3, page 5. Frontiers Media SA.
Jansen, R. S., Van Leeuwen, A., Janssen, J., Kester, L., and Kalz, M. (2017). Validation of the self-regulated online learning questionnaire. Journal of computing in higher education, 29(1):6–27.
Leite, W. L., Kuang, H., Jing, Z., Xing, W., Cavanaugh, C., and Huggins-Manley, A. C. (2022). The relationship between self-regulated student use of a virtual learning environment for algebra and student achievement: An examination of the role of teacher orchestration. Computers & Education, 191:104615.
Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024a). Modelagem de autoregulação da aprendizagem no ensino superior: Uma ferramenta para automatizar levantamento de perfis e recomendações personalizadas. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 58–71, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024b). Neoava: A virtual learning environment for self-regulated learning to be used by students and teachers. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1890–1903, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A. B., de Araújo, J. M. F. R., da Silva Neo, G., and Júnior, O. F. (2024c). The use of self-regulation of learning in recommender systems: State-of-the-art and research opportunities. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU, pages 525–532. INSTICC, SciTePress.
Panadero, E., Kirschner, P. A., Järvelä, S., Malmberg, J., and Järvenoja, H. (2015). How individual self-regulation affects group regulation and performance: A shared regulation intervention. Small Group Research, 46(4):431–454.
Pintrich, P. R. et al. (1991). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq). ERIC.
Schraw, G. and Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary educational psychology, 19(4):460–475.
Schunk, D. H. and DiBenedetto, M. K. (2020). Motivation and social cognitive theory. Contemporary educational psychology, 60:101832.
Warr, P. and Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British journal of Psychology, 91(3):311–333.
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An over-view. Theory into practice, 41(2):64–70.
Barnard, L., Lan, W. Y., To, Y. M., Paton, V. O., and Lai, S. L. (2009). Measuring self-regulation in online and blended learning environments. Internet and Higher Education, 12(1):1–6.
Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 18:401–409.
Broadbent, J., Panadero, E., Lodge, J., and Fuller-Tyszkiewicz, M. (2023). The self-regulation for learning online (srl-o) questionnaire. Metacognition and Learning, 18(1):135–163.
Broadbent, J. and Poon, W. L. (2015). Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The internet and higher education, 27:1–13.
Cirillo, F. and Fernández, M. A. (2020). La tecnica del pomodoro. Tre60.
Cosnefroy, L., Fenouillet, F., and Heutte, J. (2020). Construction et validation de l’échelle d’autorégulation des apprentissages en ligne (earel). Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 52(3):255.
Deterding, S., Sicart, M., Nacke, L., O’Hara, K., and Dixon, D. (2011). Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts. In CHI’11 extended abstracts on human factors in computing systems, pages 2425–2428. CHI.
Farias, I., Albuquerque, D., Rodrigues, G., Xavier, K. A., da Silva, J. A., et al. (2024). Investigando o uso de ferramentas baseadas em grandes modelos de linguagem no contexto acadêmico. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 489–500. SBC.
Ganda, D. R. and Boruchovitch, E. (2018). Promoting self-regulated learning of brazilian preservice student teachers: results of an intervention program. In Frontiers in Education, volume 3, page 5. Frontiers Media SA.
Jansen, R. S., Van Leeuwen, A., Janssen, J., Kester, L., and Kalz, M. (2017). Validation of the self-regulated online learning questionnaire. Journal of computing in higher education, 29(1):6–27.
Leite, W. L., Kuang, H., Jing, Z., Xing, W., Cavanaugh, C., and Huggins-Manley, A. C. (2022). The relationship between self-regulated student use of a virtual learning environment for algebra and student achievement: An examination of the role of teacher orchestration. Computers & Education, 191:104615.
Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024a). Modelagem de autoregulação da aprendizagem no ensino superior: Uma ferramenta para automatizar levantamento de perfis e recomendações personalizadas. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 58–71, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A., Araújo, J., Neo, G., and Júnior, O. F. (2024b). Neoava: A virtual learning environment for self-regulated learning to be used by students and teachers. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1890–1903, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A. B., de Araújo, J. M. F. R., da Silva Neo, G., and Júnior, O. F. (2024c). The use of self-regulation of learning in recommender systems: State-of-the-art and research opportunities. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU, pages 525–532. INSTICC, SciTePress.
Panadero, E., Kirschner, P. A., Järvelä, S., Malmberg, J., and Järvenoja, H. (2015). How individual self-regulation affects group regulation and performance: A shared regulation intervention. Small Group Research, 46(4):431–454.
Pintrich, P. R. et al. (1991). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq). ERIC.
Schraw, G. and Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary educational psychology, 19(4):460–475.
Schunk, D. H. and DiBenedetto, M. K. (2020). Motivation and social cognitive theory. Contemporary educational psychology, 60:101832.
Warr, P. and Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British journal of Psychology, 91(3):311–333.
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An over-view. Theory into practice, 41(2):64–70.
Publicado
20/07/2025
Como Citar
NEO, Alana Viana Borges S.; MOURA, José Antão Beltrão; ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de; NEO, Giseldo da Silva; GALVÃO FILHO, Kleber José Araujo; FREITAS JÚNIOR, Olival de Gusmão.
Framework de Cenários Baseados em Estratégias de Autorregulação da Aprendizagem para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1218-1227.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9149.
