Gamificação na disciplina de Qualidade de Software: uma análise sob a perspectiva do perfil de jogadores
Resumo
A gamificação incorpora diversos elementos que podem ser combinados de diferentes formas, sendo relevante investigar como diferentes sistemas de gamificação impactam o processo de ensino e aprendizagem, mesmo em contextos similares. Este artigo explora uma estratégia de gamificação aplicada na disciplina de Qualidade de Software, em um curso de graduação em Engenharia de Software. Esta estratégia de gamificação utiliza cartelas de badges para registrar o avanço dos estudantes, evoluindo uma estratégia anterior, que utilizava álbum de figurinhas. O perfil de jogador dos estudantes foi identificado para permitir uma análise de sua motivação e engajamento após a experiência sob a perspectiva de diferentes perfis. Houve uma variação maior ao se tratar dos tipos de jogadores diferentes, mesmo que a maioria das percepções seja positiva.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Lince Sena de; FREITAS, Carlos Augusto; RODRIGUES, Maria Elanne M.; PINHEIRO, Valéria da Silva; MARQUES, Anna Beatriz.
Gamificação na disciplina de Qualidade de Software: uma análise sob a perspectiva do perfil de jogadores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1335-1346.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.9328.
