Elementos de Gamificação Aplicados no Ensino-Aprendizagem de Programação Web

  • Benediel Gonçalves UFPA
  • Elison Nascimento UFPA
  • Enio Monteiro UFPA
  • Carlos Portela UFPA
  • Sandro Oliveira UFPA

Resumo


Gamificação consiste no uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado. Quando aplicada em sala de aula, permite despertar a curiosidade dos alunos e aumentar a sua motivação. Este artigo apresenta um relato de experiência da adoção de elementos de gamificação em uma disciplina optativa do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará cujo objetivo é ensinar Programação Web. Sendo assim, as atividades da disciplina foram organizadas em fases a fim de que o aluno-jogador pudesse seguir um caminho pré- estabelecido de ensino-aprendizagem. Adicionalmente, definiram-se as pontuações, medalhas e premiação. Esse relato é descrito tanto do ponto de vista do professor-facilitador (ensino) quanto dos alunos-jogadores (aprendizagem).

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Publicado
12/07/2019
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GONÇALVES, Benediel; NASCIMENTO, Elison; MONTEIRO, Enio; PORTELA, Carlos; OLIVEIRA, Sandro. Elementos de Gamificação Aplicados no Ensino-Aprendizagem de Programação Web. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 1-10. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6611.