Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação

  • Fernando Leite UFMA
  • Gabriel Cardoso UFMA
  • Yandson Costa UFMA
  • Igor Estrela UFMA
  • Antônio Pinto UFMA
  • Ednara Pereira UFMA
  • Geraldo Braz Júnior UFMA
  • Luis Rivero UFMA

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) atua como uma iniciativa de promover a formação integrada de todos os atores envolvidos combatendo a evasão, estimulando o desenvolvimento criativo e empreendedor, assim como a continuação para níveis superiores de formação acadêmica. Apesar da existência de 37 grupos PET na área de computação segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), poucos grupos divulgam os resultados das ações realizadas em eventos científicos da computação para discutir suas implicações. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma análise das atividades desenvolvidas em um grupo PET de Ciência da Computação do ponto de vista dos discentes. Os resultados apontam o impacto das atividades na formação dos alunos, lições aprendidas e oportunidades de melhoria para o sucesso das atividades.

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Publicado
12/07/2019
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LEITE, Fernando; CARDOSO, Gabriel ; COSTA, Yandson ; ESTRELA, Igor ; PINTO, Antônio ; PEREIRA, Ednara ; BRAZ JÚNIOR, Geraldo; RIVERO, Luis . Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 101-110. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6621.