Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação

  • Fernando Leite UFMA
  • Gabriel Cardoso UFMA
  • Yandson Costa UFMA
  • Igor Estrela UFMA
  • Antônio Pinto UFMA
  • Ednara Pereira UFMA
  • Geraldo Braz Júnior UFMA
  • Luis Rivero UFMA

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) atua como uma iniciativa de promover a formação integrada de todos os atores envolvidos combatendo a evasão, estimulando o desenvolvimento criativo e empreendedor, assim como a continuação para níveis superiores de formação acadêmica. Apesar da existência de 37 grupos PET na área de computação segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), poucos grupos divulgam os resultados das ações realizadas em eventos científicos da computação para discutir suas implicações. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma análise das atividades desenvolvidas em um grupo PET de Ciência da Computação do ponto de vista dos discentes. Os resultados apontam o impacto das atividades na formação dos alunos, lições aprendidas e oportunidades de melhoria para o sucesso das atividades.

Referências

de Deus Júnior, G. A., & Chaveiro, E. F. (2014). Programa de Educação Tutorial na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG: As Dimensões do Trabalho e da Formação. Revista Eletrônica Engenharia Viva, 1, 55-73.

Ferreira J., Ribeiro, J., Freitas, A., Barros, G., Santos, I., Santos, H., Chaves, M., Albuquerque, A., Silva, B., Rezende, L., Bezerra, V., Moraes, A., Oliveira, A. (2015) Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização 23o WEI - Workshop sobre Educação em Computação.

Hinterholz, O. (2009). Tepequém: uma nova Ferramenta para o Ensino de Algoritmos nos Cursos Superiores em Computação. In XVII-Anais do Workshop sobre Educação em Informática (Vol. 20, p. 21).

de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., Soares, E. D. F. A., de Oliveira, Á. G. G., Batista, L. M. D. S. D., Gomes, D. A., & de Lima, R. W. (2018). As Ações do Pet no Desenvolvimento do Curso de Ciência da Computação. In 26o Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), SBC.

Martins, I. L. (2007). Educação Tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o PET. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação.

Moreno, V., Cavazotte, F., & de Farias, E. (2009). Novos Desafios para o Profissional de TI: Estudo de Caso de uma Empresa de Prestação de Serviços de Tecnologia da Informação. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 6, 437-462.

Pascoal, T. A., de Brito, D. M., & do Rêgo, T. G. (2015). Uma abordagem para a previsão de desempenho de alunos de Computação em disciplinas de programação. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015, 454-458.

Scarparo Haag, G., Kolling, V., Silva, E., Bastos Melo, S. C., and Pinheiro, M.(2008). Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 61(2).
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LEITE, Fernando; CARDOSO, Gabriel ; COSTA, Yandson ; ESTRELA, Igor ; PINTO, Antônio ; PEREIRA, Ednara ; BRAZ JÚNIOR, Geraldo; RIVERO, Luis . Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 101-110. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6621.