Um relato de experiência sobre o ensino de programação de computadores no Ensino Básico por meio da Olimpíada Brasileira de Informática

  • Alexandre Lopes IF GOIANO
  • Thalia Santana​ IF GOIANO
  • Adriano Braga IF GOIANO

Resumo


Este trabalho constitui do relato de experiência de um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e soluções de algoritmos, com o intuito de estimular os estudantes para a computação, além de oportunizar a participação de discentes em competições científicas. Dessa forma, foi possível verificar a metodologia utilizada e sugerir nova abordagem de ensino-aprendizagem. Como resultado foi possível obter um aprimoramento do raciocínio lógico, instruir o pensamento computacional e estimular o interesse pelo aprendizado em linguagens de programação dos envolvidos, tendo como consequência uma boa classificação nas etapas da OBI.

Referências

Aiken, A. (2019). “A System for Detecting Software Similarity”, https://theory.stanford.edu/~aiken/moss/, Fevereiro.

Barros, L. G.; Ribeiro, S. P. S.; Oeiras, J. Y. Y. (2009). Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas, In: Anais do XXIX WEI, CSBC 2009, Bento Gonçalves/RS.

Barros, L. D., & Oeiras, J. Y. Y. (2010). Extensão universitária em Computação por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: Anais do XVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Belo Horizonte/MG.

Bez, J. L., Tonin, N. A., & Rodegheri, P. R. (2014). URI Online Judge Academic: A tool for algorithms and programming classes. In: Computer Science & Education (ICCSE), 2014 9th International Conference on (pp. 149-152). IEEE.

Campana Filho, J., Oliveira, M. & Oliveira, E. (2016). Classificação de Códigos C usando medidas de similaridade para apoio ao Ensino em Programação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 27, No. 1, p. 1156).

De Castro, T. H. C., De Castro Júnior, A. N., De Menezes, C. S., Boeres, M. C. S., & Rauber, M. C. P. V. (2003). Utilizando programação funcional em disciplinas introdutórias de computação. Anais do WEI.

Gomes, A., Areias, C., Henriques, J., & Mendes, A. J. (2008). Aprendizagem de programação de computadores: dificuldades e ferramentas de suporte. Revista Portuguesa de Pedagogia, 161-179.

Hoed, R. M. (2016). Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de Computação. Brasília, DF: Universidade de Brasília.

Lucena, L. B., Andrade, G. L. C., Soares, E. D. F. A., Oliveira, Á. G. G., Batista, L. M. D. S. D., Gomes, D. A., & Lima, R. W. (2018). AS AÇÕES DO PET NO DESENVOLVIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. In: 26o Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018), v. 26, n. 1/2018, SBC.

Maciel, D. L. (2014). Sherlock n-overlap: Normalização invasiva e coeficiente de sobreposição para análise de similaridade entre códigos-fonte em disciplinas de programação. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 105 f.

Meneses, L. F., Mai, L. F. F., Rosario, J., Oliveira, E., & Gomes, R. L. (2015). IntroComp: Atraindo alunos do ensino médio para uma instigante experiência com a programação. In: Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2015), Recife, PE, SBC.

Pesente et al. (2016). Uma abordagem de ensino de programação de computadores utilizando Scratch e Python, http://www.sinect.com.br/2016/down.php? id=3723&q=1, Novembro.

Python Software Foundation (2019). “ Python”, https://www.python.org/, Março.

Rebouças et al. (2010). Aprendendo a ensinar programação combinando jogos e Python. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, N. 1).

SBC (2019). “Olimpíada Brasileira de Informática”, http://www.sbc.org.br/educacao/312-olimpiada-brasileira-de-informatica, Março.
Publicado
12/07/2019
LOPES, Alexandre; SANTANA​, Thalia ; BRAGA, Adriano . Um relato de experiência sobre o ensino de programação de computadores no Ensino Básico por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 151-160. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6626.