Analisando a influência de atributos demográficos no desempenho de estudantes em uma disciplina de introdução à programação

  • André Pereira UFAM
  • Leandro Carvalho UFAM
  • Eduardo Souto UFAM

Resumo


O baixo desempenho de alunos em disciplinas introdutórias de programação é cenário comum em cursos de graduação de ciências exatas e de engenharia. Fatores externos ao ambiente acadêmico são tão decisivos em relação aos resultados quanto os aspectos inerentes ao processo de aprendizagem. Com base na aplicação de técnicas de mineração de dados educacionais sobre os dados de uma instituição de ensino superior brasileira, observou-se que o desempenho em uma disciplina de introdução à programação para non-majors está correlacionado a características socioeconômicas e educacionais prévias ou a um subconjunto criado a partir da combinação destes atributos. Por sua vez, identificar antecipadamente estudantes em risco de reprovação pode ajudar a reduzir a evasão em disciplinas de programação.

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Publicado
12/07/2019
PEREIRA, André; CARVALHO, Leandro ; SOUTO, Eduardo. Analisando a influência de atributos demográficos no desempenho de estudantes em uma disciplina de introdução à programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 360-369. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6642.