EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem

  • Fabrício Pinto Universidade salvador
  • Paulo Silva Universidade salvador

Resumo


Docentes atualmente lidam com estudantes que possuem facilidade de interação com tecnologias digitais, por isso é necessário o uso de metodologias de ensino que atraiam a atenção e os motivem a aprender. Ao ministrar disciplinas teóricas na área de computação foi verificado dispersão, desmotivação e baixo rendimento dos estudantes. Objetivando tornar o processo ensino-aprendizagem atraente, é proposta a metodologia: EduGamification, que utiliza a gamificação e metodologias ativas. Inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, posteriormente, após a aplicação da metodologia em três estudos de caso, e após o feedback dos estudantes, foram feitos ajustes, objetivando aperfeiçoá- la. Para validá-la foi feita análise qualitativa e quantitativa e foi constatado que houve aumento no engajamento e no desempenho acadêmico.

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Publicado
12/07/2019
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PINTO, Fabrício; SILVA, Paulo . EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 414-428. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6647.