Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Ensino de Técnicas de Mineração de Dados em Cursos de Graduação

  • José Viterbo UFF
  • Clodis Boscarioli UNIOESTE
  • Flavia Cristina Bernardini UFF
  • Mateus Felipe Teixeira UNIOESTE

Resumo


O mercado de trabalho requer, cada vez mais, profissionais com senso analítico para lidar com volumosos conjuntos de dados de forma a produzir conhecimento útil à tomada de decisão. O processo de Mineração de Dados (MD) está entre os principais conceitos de descoberta de conhecimento e envolve o uso de diferentes algoritmos de aprendizado de máquina, aplicados para extrair novos padrões em bases de dados, comumente apoiado por ferramentas que implementam esses diferentes algoritmos. O uso de ferramentas para MD por alunos de graduação em disciplinas como Inteligência Artificial, Mineração de Dados ou outras que abordem técnicas de aprendizado de máquina, é fundamental para que eles adquiram experiência prática. Este trabalho avalia diferentes ferramentas utilizadas no ensino de MD, no intuito de oferecer aos docentes um guia na escolha e uso dessas ferramentas, do ponto de vista da usabilidade, aferida por alunos de graduação na descoberta e compreensão dos saberes associados.

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Publicado
04/07/2016
VITERBO, José; BOSCARIOLI, Clodis; BERNARDINI, Flavia Cristina; TEIXEIRA, Mateus Felipe. Avaliação de Ferramentas de Apoio ao Ensino de Técnicas de Mineração de Dados em Cursos de Graduação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2006-2015. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9644.