Caracterização do Público-Alvo de Jogos Educacionais na área da Computação

  • Paulo E. Battistella UFSC
  • Christiane G. von Wangenheim UFSC

Resumo


Jogos educacionais podem trazer diversos benefícios, incluindo no ensino de computação. No entanto, para obter esses benefícios é importante conceber jogos que levam em consideração a caracterização do público-alvo. Assim, o objetivo deste artigo é caracterizar os estudantes de computação com relação à aplicação de jogos educacionais. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa on-line com 406 participantes. Os dados mostram que o público-alvo é principalmente masculino, frequentemente jogam jogos digitais em seus notebooks ou smartphones, preferem jogos de RPG e ação-aventura. O resultado da pesquisa pode ajudar os desenvolvedores de jogos educacionais, como uma parte da análise de contexto no design de jogos.

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Publicado
04/07/2016
BATTISTELLA, Paulo E.; VON WANGENHEIM, Christiane G.. Caracterização do Público-Alvo de Jogos Educacionais na área da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2016-2025. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9645.