Empregabilidade dos egressos tecnólogos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas nos institutos federais mineiros

  • Giuliano Viana de Alkmim IFNMG
  • Rosemary Dore Heijmans UFMG

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inserção e manutenção do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST em ADS) no mundo do trabalho. Esta investigação foi realizada com os egressos Tecnólogos do referido curso nos Institutos Federais (IFs) Mineiros onde existiam alunos formados. A pesquisa foi realizada com aplicação de questionário eletrônico e de entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos evidenciaram que o tecnólogo formado no CST em ADS, nos (IFs) mineiros que fizeram parte do estudo, consegue grande inserção/manutenção no mundo do trabalho, pois, ficou provado que, o índice de empregabilidade desse tecnólogo é alto.

Referências

AGRESTI, A. Categorical data analysis.New York: Wiley, 2002.

ANDRADE, Andréa de Farias Barros. Cursos superiores de tecnologia: um estudo de sua demanda sob a ótica dos estudantes. 2009. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2009.

BABBIE, E. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

BASTOS, João Augusto de Souza Leão de Almeida. Cursos superiores de tecnologia: avaliação e perspectivas de um modelo de educação técnico profissional. Brasília: SENETE, 1991.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo: Blucher, 2005.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 73-79.(3. ed. 2001).

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 03, de 03 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GENTILI, P. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, D.; SANFELICE, José Luís (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2002. Parte II, Estudo Três. p. 45-59.

HELAL, D. H.. Flexibilização organizacional e empregabilidade individual: proposição de um modelo explicativo. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, mar.2005.

RAIS, Relação Anual de Informações sociais. www.acessoainformacao.gov.br

SCHULTZ, T. W.. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DE ALKMIM, Giuliano Viana; HEIJMANS, Rosemary Dore. Empregabilidade dos egressos tecnólogos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas nos institutos federais mineiros. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2096-2105. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9653.