Ensino de Programação para Futuros Não-Programadores: Contextualizando os Exercícios com as Demais Disciplinas de mesmo Período Letivo
Resumo
Disciplinas de introdução à programação são usualmente ministradas para cursos de graduação em Engenharia e Ciências Exatas com o propósito de desenvolver nos aprendizes algumas habilidades e competências, tais como: raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas utilizando associação, generalização, modularização, entre outras. Muitos dos alunos desses cursos costumam não ter motivação para se aplicar à disciplina, já que a programação não será sua atividade profissional fim. Para trabalhar essa dificuldade, uma equipe de professores concebeu uma metodologia de ensino-aprendizagem que considera o conjunto de disciplinas que estão sendo ministradas no mesmo período letivo. A metodologia foi aplicada em quatro turmas, de cursos e professores diferentes, no primeiro período letivo de 2015. Os resultados preliminares indicam um índice de aprovação maior do que em turmas lecionadas no mesmo período onde a metodologia não foi aplicada. A metodologia foi avaliada pelos discentes que, na maioria, aprovaram a dinâmica de aplicação e as atividades propostas.
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