Ensino de Programação para Futuros Não-Programadores: Contextualizando os Exercícios com as Demais Disciplinas de mesmo Período Letivo

  • Leandro S. G. Carvalho UFAM
  • Bruno F. Gadelha UFAM
  • Fabíola G. Nakamura UFAM
  • David B. F. Oliveira UFAM
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM

Resumo


Disciplinas de introdução à programação são usualmente ministradas para cursos de graduação em Engenharia e Ciências Exatas com o propósito de desenvolver nos aprendizes algumas habilidades e competências, tais como: raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas utilizando associação, generalização, modularização, entre outras. Muitos dos alunos desses cursos costumam não ter motivação para se aplicar à disciplina, já que a programação não será sua atividade profissional fim. Para trabalhar essa dificuldade, uma equipe de professores concebeu uma metodologia de ensino-aprendizagem que considera o conjunto de disciplinas que estão sendo ministradas no mesmo período letivo. A metodologia foi aplicada em quatro turmas, de cursos e professores diferentes, no primeiro período letivo de 2015. Os resultados preliminares indicam um índice de aprovação maior do que em turmas lecionadas no mesmo período onde a metodologia não foi aplicada. A metodologia foi avaliada pelos discentes que, na maioria, aprovaram a dinâmica de aplicação e as atividades propostas.

Referências

Araujo, E. C.; Gaudencio, M.; Menezes, A.; Ferreira, I.; Ribeiro, I.; Fagner, A.; Ponciano, L.; Morais, F.; Guerrero, D. S.; Figueiredo, J. A. (2013). O papel do hábito de estudo no desempenho do aluno de programação. In Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2013). Maceió.

Caceffo, R.; Wolfman, S.; Booth, K. S.; Azevedo, R. (2016). Developing a Computer Science Concept Inventory for Introductory Programming. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education (SIGCSE '16). ACM, New York, NY, USA, 364-369.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Síntese da Área de Ciência da Computação – Enade (2014). Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/relatorio-sintese-2014

Feldman, T. J.; Zelenski, J. D. (1996). The quest for excellence in designing CS1/CS2 assignments. In ACM SIGCSE Bulletin (Vol. 28, No. 1, pp. 319-323). ACM.

França, A. B.; Soares, J. M.; Gomes, D. G.; Barroso, G. C. (2011). Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle. Revista Novas Tecnologias na Educação – RENOTE, 9(1).

Hundley, J.; Britt, W. (2009). Engaging students in software development course projects. In Proceedings of the Fifth Richard Tapia Celebration of Diversity in Computing Conference: Intellect, Initiatives, Insight, and Innovations (pp. 87-92). ACM.

Ihantola, P.; Ahoniemi, T.; Karavirta, V.; Seppälä, O. (2010). Review of recent systems for automatic assessment of programming assignments. In Proceedings of the 10th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (pp. 86-93).

Menezes, N. N. C. (2014). Introdução à Programação com Python. Editora Novatec, 2a edição.

Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Método da Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). In Psicologia: Reflexão e Crítica. vol.20 no.1. ISSN: 0102-7972. RS, Porto Alegre.

Píccolo, H. L.; Sena, V. F.; Nogueira, K. B.; Silva, M. O.; Maia; Y. A. N. (2010). Ambiente Interativo e Adaptável para ensino de Programação. In Workshop sobre Educação em Computação, pp. 555–566.

Pieterse, V. (2013). Automated assessment of programming assignments. In Proceedings of the 3rd Computer Science Education Research Conference (pp. 45- 56). Open Universiteit, Heerlen.

Stevenson, D. E.; Wagner, P. J. (2006). Developing real-world programming assignments for CS1. In ACM SIGCSE Bulletin (Vol. 38, No. 3, pp. 158-162).

Zanini, A. S.; Raabe, A. L. A. (2012). Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação. In Workshop sobre Educação em Computação, pp. 555–566. Curitiba, PR.
Publicado
04/07/2016
S. G. CARVALHO, Leandro; GADELHA, Bruno F.; NAKAMURA, Fabíola G.; OLIVEIRA, David B. F.; OLIVEIRA, Elaine H. T.. Ensino de Programação para Futuros Não-Programadores: Contextualizando os Exercícios com as Demais Disciplinas de mesmo Período Letivo. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2116-2125. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9655.