Estímulo à prática multidisciplinar no ensino de Computação e Design através de um evento de programação focado em problemas

  • Daniela Brauner UFRGS
  • Pablo Margreff UFPEL
  • Tatiana Tavares UFPEL
  • Vinicius Kruger da Costa IFSUL
  • Alexandre L. Silva Conrad Caine - Possible

Resumo


Hackathons são eventos de programação focados na resolução de problemas através de uma dinâmica colaborativa e competitiva. A natureza informal dos hackathons o tornam excelentes plataformas de aprendizagem, capazes de atrair público diversificado, especialmente, àqueles que gostariam de experimentar algo diferente do dia-a-dia de sala de aula. Neste artigo é discutido um relato de experiência de um hackathon com estudantes de Computação e Design. A experiência realizada dentro de uma empresa contou com mentores da universidade e indústria. Apesar da natureza competitiva, o hackathon se mostrou uma importante ferramenta de estímulo ao aprendizado e ao trabalho colaborativo e realmente multidisciplinar.

Referências

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Publicado
04/07/2016
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BRAUNER, Daniela; MARGREFF, Pablo; TAVARES, Tatiana; DA COSTA, Vinicius Kruger; SILVA, Alexandre L.. Estímulo à prática multidisciplinar no ensino de Computação e Design através de um evento de programação focado em problemas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 24. , 2016, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 2126-2135. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9656.